Cultura

Museu Municipal de Loulé integra rede europeia com mais de 30 mil museus em 40 países

O Museu Municipal de Loulé, entrou na NEMO – Network of European Museum Organizations, uma rede apoiada pelo Europa Criativa e que conta atualmente como membros representantes de mais de 30 mil museus, em 40 países europeus.

PUB
Fundada em 1992 como uma rede independente de organizações de museus nacionais que representam a comunidade de museus dos estados membros do Conselho da Europa, a NEMO agrega ainda organizações não-governamentais ligadas ao setor numa escalar nacional, estruturas governamentais nacionais responsáveis pelos museus, redes que representam mais de um museu, organizações individuais e áreas de negócios ligados ao setor dos museus, anunciou o Município de Loulé em comunicado.
 
O Museu Municipal de Loulé junta-se assim a outras entidades portuguesas como o Centro de Arte Oliva, General Direction Cultural Heritage Portugal (DGPC), Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arqueologia (GAMNA), ICOM Portugal, Museu Municipal Carlos Reis, Sesimbra Maritime Museum e The Air Museum.
 
Promover o trabalho destas entidades e valor junto dos decisores políticos, proporcionando aos museus formação, informação, networking e oportunidades de colaboração são os principais objetivos da NEMO. O seu papel assenta nos quatro valores em torno dos quais se desenvolve o trabalho dos museus: os valores sociais, educativos, económicos e patrimoniais.
 
A autarquia recorda que, em outubro de 2022, Loulé acolheu a conferência anual da NEMO, sob o mote “A inovação começa a partir de dentro: Museus resilientes em tempos de disrupção”, tendo sido a segunda cidade portuguesa a receber este evento, depois de Lisboa.