Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Museu Municipal de Olhão inaugurou exposição sobre a “Festa da Nossa Senhora dos Navegantes”

Imprimir Partilhar por email
16-11-2019 - 15:58
O Museu Municipal de Olhão inaugurou esta sexta-feira a exposição “Festa da Nossa Senhora dos Navegantes” que ficará patente até 31 de dezembro.
 
A mostra que inclui texto, imagem e vídeo, foi uma das propostas vencedoras com 50 mil euros do Orçamento Participativo Portugal/2017, numa candidatura a Património Cultural Imaterial. Apesar da investigação ter sido efetuada em 2017, algumas imagens foram recuperadas de períodos anteriores.
 
Na inauguração estiveram presentes Hugo Oliveira, responsável pelo Museu Municipal de Olhão, Gracinda Rendeiro, Vereadora da Autarquia e João Evaristo, presidente da Junta de Freguesia de Olhão. 
 
Ao Algarve Primeiro, Hugo Oliveira referiu que a exposição é o resultado de uma investigação «que nos vem trazer uma visão do lado mais humano da festa, uma das componentes muito fortes deste trabalho é o vídeo que mostra a grandiosidade desta celebração religiosa, mas que também tem um lado profano». O responsável do Museu lembrou que apesar da procissão ter lugar numa ilha que pertence ao Concelho de Faro, «está muito enraizada na tradição olhanense, até porque a maioria das pessoas que lá vive é de Olhão».
 
O trabalho da autoria de Carla Almeida, José Julião e Mariela Silveira, teve o apoio do Município de Olhão e do Museu Municipal, onde também foi feita parte da investigação. 
 
A exposição que já passou pela Ilha da Culatra e por Faro, voltará à ilha depois de Olhão, ficando patente de forma permanente em português e inglês, para que os visitantes fiquem a conhecer a essência desta festa.
 
Gracinda Rendeiro enalteceu o trabalho, com uma «mais-valia», ressalvando o facto de a Culatra pertencer administrativamente a Faro, mas a Paróquia ser de Olhão, «portanto até neste pormenor, há aqui uma influência de Olhão, que está muito enraizada no dia a dia dos culatrenses».  
 
A Vereadora da Cultura explicou que a “Festa da Nossa Senhora dos Navegantes” tem uma tradição muito forte, «pela postura e entrega com que a gentes da Culatra vivem este ato religioso. Quando falo em postura, estou a incluir a fé e a dinâmica, já que é a população que trata de todos os pormenores deste evento». 
 
A “Festa da Nossa Senhora dos Navegantes”, acontece no primeiro fim de semana de agosto. São dois dias de atividades lúdicas e religiosas, que terminam com uma procissão que percorre as ruas da Culatra, e que atravessa a Ria Formosa, numa Romaria feita com barcos, ligando a ilha a Olhão.
 
 
COMENTÁRIOS
 
PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Lagoa aponta a eliminação da violência contra as mulheres como «preocupação da cidade inclusiva»

Lagoa aponta a eliminação da violência contra as mulheres como «preocupação da cidade inclusiva»

ver mais
 
 
  
PUB
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
"Trilho dos pescadores" já chega a Lagos

"Trilho dos pescadores" já chega a Lagos

ver mais
 
Carreiras de barco entre Faro e a Ilha do Farol prolongadas para todo o ano

Carreiras de barco entre Faro e a Ilha do Farol prolongadas para todo o ano

ver mais
 
"Ópera Rocks" no Cine-Teatro Louletano com projeto musical "original"

"Ópera Rocks" no Cine-Teatro Louletano com projeto musical "original"

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio