É inaugurada no próximo dia 17 de janeiro, às 10h30, no Museu Municipal de Olhão, uma exposição sobre a atividade dos Escoteiros de Olhão (Grupo 6), que estará patente até final de fevereiro.
Entre outras, o Grupo 6 celebra os seus 90 anos de existência na cidade com esta iniciativa.
Na mostra estarão, para além da primeira bandeira existente em Olhão relativa aos primórdios do movimento, diferentes utensílios e instrumentos, nomeadamente os utilizados na sinalização e códigos, ou ainda os que se usavam na criação de infraestruturas de campo.
Fotografias dos acampamentos e dos seus participantes ao longo dos anos podem igualmente ser apreciadas, bem como recortes de jornais antigos relacionados com o movimento escotista.
Em Olhão, os primeiros sinais do aparecimento deste movimento juvenil surgiram em 1914, com a formação de um grupo intitulado “Scouteiros”, que viria a desaparecer anos mais tarde.
No entanto, estes “Scouteiros” foram os propulsores do nascimento oficial dos escoteiros na cidade em 1925, 18 anos após o surgimento em Inglaterra deste movimento pelo seu mentor Robert Baden-Powell e 12 anos após a criação da Associação de Escoteiros de Portugal, à qual o Grupo 6 está ligado.