Sociedade

Museu Municipal de Olhão "cria" arquitetos de palmo e meio

O Museu Municipal de Olhão – Edifico do Compromisso Marítimo, acolhe semanalmente a atividade “Sombras Cubistas”, dedicada aos alunos do 4º ano do Ensino Básico do concelho que visa, de uma forma lúdica, dar a conhecer aos mais pequenos a arquitetura típica de Olhão.

PUB
 
Na semana passada, foi a vez da turma D do 4º ano da Escola de Moncarapacho ter um dia diferente, e a oportunidade de ficar a saber a razão pela qual a arquitetura típica de Olhão é denominada “cubista”. 
 
A uma breve explicação por parte da técnica do Museu Sandra Romba, onde os alunos ficam a par de conceitos como platibanda, açoteia ou mirante, os alunos transformam-se em "pequenos" arquitetos, através da técnica das sombras chinesas,  e “constroem” uma típica paisagem urbana olhanense, ao mesmo tempo que descobrem pormenores da arquitetura cubista.
 
Enquanto esta atividade decorre, outro grupo dedica-se a “projetar” um recanto da cidade, numa ardósia facultada para o efeito.
 
No final, as crianças ficam a conhecer melhor a paisagem de Olhão e saem do Museu um pouco mais sensibilizadas para a proteção daquela que é uma marca da cidade.
 
A atividade decore todas as quartas feiras, no Museu Municipal de Olhão – Edifício do Compromisso Marítimo, bastando às escolas interessadas efetuar inscrição prévia.