Sociedade

Museu "mais antigo do Algarve" reabre esta sexta-feira

O Museu Marítimo Almirante Ramalho, o museu mais antigo do Algarve vai reabrir esta sexta-feira.

PUB
 
Segundo comunicado do Comando da Zona Marítima do Sul, a cerimónia terá lugar pelas 11h00, no edifício do Departamento Marítimo do Sul em Faro. O evento contará com a presença, entre outras entidades, do Presidente da Câmara Municipal de Faro, da Diretora Regional da Cultura e do Diretor da Comissão Cultural da Marinha.
 
No Museu encontra-se em exibição uma coleção etnográfica sobre a atividade marítima e a pesca algarvia. Possui três salas distintas – Baldaque da Silva, Lyster Franco, Manuel Bívar – onde estão expostos navios de pesca e outras embarcações, aparelhos e utensílios de pesca, instrumentos, material de bordo, entre outros.
 
Este espaço passará a estar aberto a visitas entre as 14h30 e as 16h30 às terças, quintas e sextas-feiras, reservando-se as quartas-feiras para visitas de grupo com marcação.
 
O mesmo comunicado revela que o Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão - o mais antigo do Algarve - foi criado em 4 de janeiro de 1889 na altura com o nome Museu Industrial Marítimo da Escola Pedro Nunes e a sua coleção formou-se a partir de objetos e modelos mandados construir a título particular pelo Oficial da Armada, António Artur Baldaque da Silva, coleções que estiveram inclusivamente em Paris, na exposição universal de 1900. 
 
Posteriormente, em 1916, as coleções foram formalmente entregues à Marinha, designadamente à extinta Escola de Alunos Marinheiros do Sul. Destaca-se o contributo do então comandante Ramalho Ortigão, na preservação, reorganização e posterior fundação do Museu, em 1931 no Departamento Marítimo do Sul. Em 1946 o Museu Marítimo passou a designar-se Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão, em homenagem ao seu fundador, tendo-se instalado definitivamente nas atuais instalações entre 1962 e 1964.
 
Obs:Data foi retificada pela entidade após publicação.