Os polos do Museu e o edifício sede, bem como as Galerias do Convento do Espírito Santo, do Convento de Santo António e da Praça do Mar, registaram um aumento significativo durante o último ano, consolidando a trajetória de crescimento destes espaços culturais, completa nota enviada ao Algarve Primeiro.
No cômputo anual, registou-se um afluxo total de 235.445 visitantes, num crescimento de 11% (um incremento líquido de 24.002 pessoas) face ao período homólogo de 2024.
Por outro lado, em termos sazonais, o desempenho foi pautado por picos de afluência em abril (27.163 visitantes) e outubro (26.185 visitantes), meses que suplantaram de forma expressiva as médias do ano anterior.
Em 2025, o serviço educativo do Museu realizou 189 atividades dirigidas ao público escolar, que envolveram 4.339 crianças e jovens: «Esta aposta não visa apenas o ensino da História e do Património, mas a criação de um sentido de pertença: ao educar as novas gerações, garantindo a preservação futura da identidade coletiva do concelho», explica a publicação.
No que concerne à ligação do Museu às comunidades locais, o número significativo de 40.672 participantes em atividades para adultos e seniores (num total de 180 ações) «reflete uma estratégia de inclusão e combate ao isolamento».
“O balanço de 2025 é francamente positivo, com uma tendência de valorização generalizada de quase todos os equipamentos. A estratégia de dinamização e aposta no serviço educativo e atividades destinadas ao público adulto e sénior continuam a dar frutos visíveis no aumento da adesão de públicos. Este é o trabalho que queremos continuar, sempre a pensar nas nossas populações, mas também em quem nos visita”, considera o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Telmo Pinto.