Sociedade

Música Clássica junta-se ao MED na Igreja Matriz de Loulé

Músicos  do  Tejo
Músicos do Tejo  
De 27 a 30 de junho, o Palco MED Classic volta a apresentar um programa musical em que as sonoridades eruditas vão estar em destaque no interior da Igreja Matriz de Loulé.

 
Os concertos começam às 19h30, e são uma das alternativas musicais do MED.
 
Esta quinta-feira, 27 de junho, dia inaugural do Festival, sobe ao palco o grupo Udjat, com Sofia Sousa Claro, cantora lírica e experimental, Hugo Claro, músico multi-instrumentista e compositor, e Hugo Tristão, artista convidado.
 
Os F3 irão juntar-se ao programa do MED Classic para esta sexta-feira, naquela que pretende ser uma homenagem ao professor Francisco Rosado. Grupo de música de câmara composto por quatro flautas de bisel, apresentam um repertório do Renascimento ao Contemporâneo, desde de Vivaldi ou Tchaikovsky, passando pelo rock&roll dos Beach Boys, pela música francesa de Piaf e pelas canções imortalizadas de Cohen ou Queen.
 
No sábado, dia 29, o público poderá assistir a um espetáculo com Os Músicos do Tejo, projeto musical no campo da música antiga, fundado em 2005 e dirigido por Marcos Magalhães e Marta Araújo. 
 
Os  Músicos  do  Tejo  têm  o  apoio  da  Câmara  Municipal  de  Lisboa  e  da  Biblioteca  Nacional  de Portugal.
 
No encerramento do Festival, domingo, 30 de junho, sobe ao palco aquele que é um grupo assíduo no cartaz deste Festival, o Ensemble de Flautas de Loulé, que apresenta um concerto onde não faltarão os clássicos como Telemann ou Vivaldi, mas também os grandes ícones da pop, John Lennon & Paul McCartney.
 
Constituída em 1994 por alunos da Escola de Música do Município de Loulé, este grupo esteve sob orientação/direção do professor Francisco Rosado até 2015, altura do seu falecimento. A dar continuidade à direção do Ensemble de flautas está, desde Outubro de 2015, a professora Ana Figueiras, no Conservatório de Música de Loulé.
 
O grupo tem-se apresentado em audições escolares, em igrejas e noutros espaços culturais, mas também eventos culturais como os Encontros de Música Antiga de Loulé ou o Festival MED. Gravou até ao momento três CDs, com peças da Idade Média ao século XX, com apoio da Câmara Municipal de Loulé. A revista americana “American Recorder “ e a revista inglesa “ The Recorder Magazine ”, especializadas em flauta de bisel, publicaram artigos sobre o agrupamento. Tem realizado uma atividade regular apresentando-se em dezenas de atuações, concertos e eventos no concelho de Loulé, em Lisboa e em Sevilha.
 
Os bilhetes estão à venda em www.bol.pt.