Cultura

Música de Edmundo Inácio ultrapassa a barreira das 100 mil visualizações

Edmundo Inácio - (Foto Joana César)
Edmundo Inácio - (Foto Joana César)  
Edmundo Inácio, um dos compositores e intérpretes do Festival da Canção 2023, participa com o tema 'A Festa'. Uma música composta pelo cantor algarvio, letra co-escrita com Brisa e produção feita em parceria com o produtor LEFT. O lyric vídeo da canção acaba de ultrapassar as 100 mil visualizações no YouTube.

"Este será um dos grandes passos para o início de uma carreira. Tenho mensagens que acho relevantes comunicar e nada melhor que cantá-las", afirmou Edmundo Inácio, aquando da apresentação do tema. "'A Festa' relata o embate diário de uma nova geração que pretende entrar numa indústria profissional e conquistar o seu espaço no mercado. Estou muito entusiasmado para pisar o palco da RTP. Trago um Edmundo novo, acompanhado de músicos e um ambiente semelhante ao que apresentarei nos palcos, após o Festival. Nesta música tenho um Alaúde como foco e figurinos à medida, mas o meu concerto completo terá mais instrumentos e mais momentos apaixonantes", disse o multi-instrumentista.  
 
'A Festa' é uma canção que une a Pop Alternativa, o Rock, a música erudita e as Bandas-Sonoras e antecede o álbum de estreia de Edmundo Inácio. Gravada nos Great Dane Studios, além dos autores, o tema conta com guitarras de José Carmo e Edmundo. O cantor assumiu, também, as teclas e, em parceria com LEFT., as percussões e o baixo. Com mistura de Sassá Nascimento e masterização de Michael "Mic" Ferreira, 'A Festa' estará no palco do Festival da Canção 2023 na segunda semi-final, dia 4 de março. A grande final será a 11 de março.  
 
Naquela que será a 57.ª edição do certame, 15 autores foram convidados e 5 foram escolhidos através da livre submissão de canções, como é o caso de Edmundo Inácio. O artista junta-se a um lote de artistas como Bárbara Tinoco, Cláudia Pascoal, Ivandro, Jacinta, Teresinha Landeiro, April Ivy ou André Henriques.
 
Natural de Portimão, Edmundo Inácio, fez formação musical e estudou guitarra dedilhada no conservatório e formou-se em Cinema na Coventry University, em Inglaterra.  
 
Multi-instrumentista e produtor autodidata, demorou 15 anos a encontrar a sua identidade musical. Participou, em 2021-22, no The Voice Portugal, chegando à gala final. Os vídeos das suas atuações no programa somam mais de quatro milhões de visualizações no YouTube.  
 
Inspirado pela música portuguesa, espanhola e médio-oriental, Edmundo Inácio assume o compromisso de respeitar e modernizar as raízes tradicionais, das quais faz parte o fado, que irá fundir com sonoridades contemporâneas de rock, pop alternativo e música eletrónica. 
 
Tema "A Festa"