Comportamentos

Não peça autorização para se afastar de pessoas tóxicas. Afaste-se e pronto!

 
Fala-se vulgarmente em pessoas tóxicas e, nem sempre se percebe muito bem a dimensão do problema.

 
Segundo uma publicação do sítio A Mente é Maravilhosa, pessoas tóxicas são aquelas que dominam os outros e que se esquecem completamente dos sentimentos das suas vítimas. Controlam, manipulam e tratam as pessoas como se de objetos se tratassem.
 
As pessoas tóxicas não aceitam a autonomia e a liberdade das suas vítimas, razão pela qual estão sempre a ter os outros sob o seu domínio. Por norma “atacam” pessoas com baixa autoestima, uma vez que são mais vulneráveis ás suas agressões.
 
A Mente é Maravilhosa sustenta que, “em muitos casos, as vítimas suportam esses maus tratos durante muito tempo, muitas vezes a vida inteira porque não se conseguem libertar dos seus agressores”, é por isso que é fundamental ter presente que ninguém merece ser mal tratado e cabe a cada um de nós reunir forças para se afastar deste tipo de pessoas.
 
Para facilitar a tarefa é importante ter em conta a importância de construir uma boa autoestima, já que esse é o pilar fundamental para se proteger. Ter uma boa autoestima é precisamente ser capaz de negar tudo o que nos é prejudicial e modificar todos e quaisquer pensamentos negativos a nosso respeito. Quando esse pensamento surgir, é procurar logo alterá-lo e pensar em algo positivo acerca de nós próprios.
 
Depois, há que identificar muito bem as pessoas tóxicas, para facilitar a tarefa, aqui vai a lista:
 
Por norma, as pessoas tóxicas só se aproximam de quem tem baixa autoestima, está frágil ou emocionalmente instável.
 
As pessoas tóxicas gostam de acentuar esses problemas para que a vítima não possa reagir
 
As pessoas tóxicas desencadeiam grandes sentimentos de culpa nas suas vítimas, a ponto de as mesmas não saberem o que fizeram de errado para serem assim tão maltratadas.
 
As pessoas tóxicas fazem chantagem, obrigam as vítimas a fazerem o que elas pretendem. Usam as mais variadas formas de manipulação e de condenação do outro para tirarem compensações.
 
As pessoas tóxicas não respeitam os outros de forma alguma, mas fazem de conta que são as únicas pessoas a respeitar.
 
As pessoas tóxicas mentem e enganam como forma de estar na vida. Destroem as suas vítimas com a pressão que exercem sobre elas.
 
Conviver com uma pessoa tóxica conduz à depressão e a sintomas de ansiedade.
 
Ninguém está condenado a ter de conviver com uma pessoa tóxica e, ainda menos a ter de pedir desculpa ou autorização para se afastar. Uma pessoa tóxica faz mal à saúde, ao bem-estar físico e emocional, bem como acarreta muitos dissabores e infelicidade. Qualquer um de nós tem de ter força para não permitir que este tipo de pessoas invadam a nossa privacidade e a nossa vida, por isso, a única solução é o afastamento.
 
Consegue-se esse afastamento consolidando a autoestima. Uma pessoa que se esforça diariamente para elevar a estima que tem por si mesma, não permite de forma alguma ser maltratada por ninguém.
 
Ao tomar consciência de si mesma, qualquer pessoa não vai permitir ter tóxicos à sua volt e será ela mesma a tomar a decisão de se afastar de quem a trata mal.
 
Quanto mais gostar de si, menos tempo e energia irá gastar com pessoas que não merecem a sua atenção e o seu valioso tempo.
 
Um truque sugerido pelo sítio A Mente é Maravilhosa é exercitar a atenção plena. Trata-se de observar os seus pensamentos e sentimentos no momento e aceitá-los como eles são, sem julgamento.
 
O segredo é não permitir que os sentimentos negativos e de ansiedade tomem conta de si e dos seus momentos. Está a relaxar, está a pensar, de repente surge um pensamento negativo a seu respeito, não se permita alimentá-lo. Trave esse pensamento. Pense noutra coisa agradável a seu respeito. Não se avalie em demasia, pois isso só lhe irá acarretar sofrimento, mal-estar e baixa autoestima.
 
Aprenda diariamente a gostar de si, do que faz e a apreciar o que sente em relação a pessoas boas. Ao mesmo tempo estará a rejeitar as pessoas tóxicas e a tirar-lhes a importância. Acredite: quanto mais gostar de si mesmo, menos irá permitir usos e abusos de qualquer espécie.
 
A única forma de nos protegermos de pessoas tóxicas é gostarmos mais de nós do que delas. É aceitarmo-nos tal como somos, é encarar os erros como experiências para sermos e fazermos melhor e, superarmos o que passou. O passado é passado. O que importa é o que se aprendeu com uma determinada vivência e a utilidade que lhe podemos dar.
 
Cultive bons pensamentos a seu respeito. Cuide-se carinhosamente, julgue-se cada vez menos. Julgue menos os outros também. Quando não gosta da forma como alguém o trata, afaste-se pura e simplesmente. Nem precisa de dar uma justificação, pois quem comete o maltrato nem merece uma satisfação. Liberte-se e seja melhor cada dia!
 
Fátima Fernandes