Sociedade

Narcóticos Anónimos com reuniões em Portimão, Albufeira, Faro e Tavira.

Num tempo em que as dificuldades sociais sobem de tom, é importante conhecer um grupo de apoio que actua em todo o país e também na região do Algarve.

PUB
 
Trata-se dos Narcóticos Anónimos (N.A.) que realizam regularmente 6 reuniões no Algarve contemplando as cidades de Portimão, Albufeira, Faro e Tavira.
 
Segundo comunicado à imprensa, a Associação Portuguesa de Narcóticos Anónimos, foi constituída a 31 de Janeiro de 1991, sendo reconhecido o seu estatuto de pessoa colectiva de utilidade pública em 1997.
 
Narcóticos Anónimos é uma irmandade ou associação, sem fins lucrativos, de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram num problema muito grave e uma destruição diária do sujeito e da família que o envolve.
 
Para quem possa necessitar deste tipo de ajuda, importa realçar que, o grupo se reúne regularmente com o intuito de “nos ajudarmos mutuamente e de nos mantermos limpos.
 
Este é um programa de abstinência completa de todo o tipo de drogas. O nosso programa é composto por princípios escritos de uma forma clara para poderem ser seguidos diariamente.”
 
De salientar que, “qualquer pessoa pode juntar-se a nós, independentemente da idade, raça, sexo, crença, religião ou falta desta.”
 
Fundada em 1953, nos Estados Unidos da América, Narcóticos Anónimos (N.A.) é uma organização mundial, de carácter comunitário.
 
 Os seus membros reúnem-se regularmente em grupos de auto-ajuda, que oferecem uma rede de apoio contínua para adictos que desejam manter um estilo de vida livre de drogas.
 
Em Portugal, a primeira reunião de N.A. realizou-se em Lisboa no ano de 1985. 
 
Hoje, existem cerca de 140 reuniões semanais regulares em todo o país e outros canais de ajuda ao dispor da sociedade, tais como o número verde de chamadas gratuitas 800 20 20 13 e o sítio da Internet em http://www.na-pt.org/.
 
Através destes meios, é possível aceder a toda a informação sobre Narcóticos Anónimos, nomeadamente locais e horários onde se realizam as reuniões.
 
O mesmo comunicado adianta que, “A mensagem que pretendemos passar é a de que somos mais um recurso na comunidade para quem quer viver a vida sem drogas e que qualquer interessado pode juntar-se a nós facilmente e de forma gratuita. A nossa experiência tem-nos mostrado que aqueles que assistem regularmente às nossas reuniões mantêm-se limpos.”
 
Mais informações em: Sub-Comissão de Relações Publicas & Hospitais e Instituições da Área do Algarve rp.na.algarve@gmail.com                                  
 
Algarve Primeiro