Economia

Nasceu o primeiro vinho sem sulfitos do Algarve

Foto|D.R
Foto|D.R  
Diz-se que a vinha gosta do Algarve pelas mesmas razões que os turistas - nunca está demasiado frio, nem demasiado calor e a vinha pode aproveitar mais de 3000 horas de sol por ano.

E embora seja uma das regiões de produção de vinho mais antigas do país - com vinho a ser produzido desde a ocupação árabe - foi apenas recentemente que os vinhos algarvios saltaram para a ribalta, com produções pequenas mas já reconhecidas cá e lá fora. 
 
E é em Lagos, mais precisamente no Monte da Casteleja, que nasce o primeiro vinho sem sulfitos adicionados da região. 
 
A equipa do Monte da Casteleja - uma adega com uma produção de cerca de 10.000 garrafas por ano, liderada por Guillaume Leroux (pai francês e mãe lacobrigense) - está habituada a mudar paradigmas na região. 
 
Ainda relativamente incógnita a nível nacional, a adega não escapa aos olhares atentos dos enófilos: foi a primeira quinta a produzir vinho biológico certificado no Algarve, a primeira a fazer e comercializar curtimenta (hoje muito conhecido como 'Orange Wine') e tem ganho prémios, sendo o mais recente a medalha de prata na 24ª edição do Concours Amphore 2020, o Concurso Internacional de Vinhos Biológicos e em Conversão em Paris. 
 
Guillaume tem vindo a direcionar o seu trabalho para a produção de vinhos mais "naturais", o que para ele significa criar vinhos mais autênticos, que representem de forma fiel os solos e a uvas de onde provém. Este ano decidiu abraçar um novo desafio: produzir um vinho sem adição de sulfitos. 
 
Os sulfitos são os conservantes de origem natural utilizados na produção de vinho, os quais promovem uma enologia "segura", mas que alteram a expressão aromática mais pura do vinho.
 
Num lote de apenas 1000 garrafas, o Palhete 2020 é feito inteiramente com a casta Bastardo. A sua cor é de um tinto claro, com apontamentos de frutos vermelhos bem maduros, como o morango.
 
A adega está aberta a visitas quase todo o ano  (mas apenas por marcação) e tem provas de vinho e almoços vínicos. Todos os vinhos produzidos estão à venda na loja da adega e custam entre os 8 e os 20€ a garrafa. 
 
Contactos email: geral@montecasteleja.com - Telef:282798408