Sociedade

Natal é época de presépios no concelho de Loulé

Durante a época de Natal, a Câmara Municipal de Loulé promove um programa de animação com atividades diversas.

PUB
 
A exposição de presépios é uma das iniciativas que integra este programa e através da qual se procura relembrar uma das mais tradicionais expressões da cultura popular associada à quadra natalícia – a construção do presépio.
 
Assim a autarquia informa em nota de imprensa, que à semelhança de anos anteriores, de 11 de dezembro a 6 de janeiro, pode ser apreciado no Pólo Museológico da Cozinha Tradicional, na Alcaidaria do Castelo, o presépio tradicional algarvio. 
 
O horário de visita é de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30, e aos sábados, das 9h30 às 16h00.
 
Também no coração da Zona Histórica de Loulé, o pediatra e artista Francisco José apresenta, na Ermida de Nossa Senhora da Conceição, um presépio da sua autoria. Trata-se de uma recriação de um presépio em ambiente medieval, com figuras em tamanho natural.
 
O presépio pode ser visto no seguinte horário: terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30, e ao sábado, das 9h30 às 16h00.
 
O VI Roteiro de Presépios de Alte inaugura a 8 de dezembro, pelas 14h00, e terá como ponto de encontro o Largo José Cavaco Vieira. Numa organização da Autarquia, Junta de Freguesia, Paróquia, instituições e população de Alte, esta exposição ao ar livre vai estar patente ao público nas ruas da aldeia de Alte e em alguns lugares da freguesia como Montinho, Sarnadas, Azinhal e Águas Frias, e em alguns lugares da freguesia, até ao Dia de Reis. 
 
Esta iniciativa pretende tornar Alte numa galeria de arte popular e religiosa, recuperando as tradições do Natal de realização de presépios em locais com visibilidade pública. 
 
No dia da inauguração deste Roteiro, das 10h00 às 15h00, haverá um Mercadinho de Natal com artesanato e produtos locais e o Mercado da Pulga (velharias). 
 
O grupo Coral Infantil de Loulé irá atuar pelas 14h00. A inauguração do Roteiro conta com uma visita aos presépios pelas ruas da aldeia (guiada pelos alunos do 3º ano do curso de Técnico de Turismo da Escola Profissional Cândido Guerreiro) e pela freguesia (com o desfile de Pais Natal, pelo Grupo Motard Aracnídeos), com apontamentos musicais do Grupo de Amigos de Alte.
 
Todas estas iniciativas são de entrada livre.