Sociedade

Navio da Marinha recupera boia multiparamétrica fundeada a sul de Faro

 
O navio hidro-oceanográfico NRP D. Carlos I da Marinha Portuguesa, realizou no sábado a colocação de uma boia multiparamétrica, a cerca de vinte milhas do Cabo Espichel em Setúbal.

 
Segundo comunicado da Marinha, esta boia junta-se a outras quatro espalhadas ao longo da costa portuguesa, permitindo a monitorização ambiental da Zona Económica Exclusiva Portuguesa, disponibilizando informação à comunidade cientifica e ao público em geral.
 
Alimentada com baterias recarregáveis através de painéis solares, está equipada com sensores de temperatura da água, clorofila, turbidez, oxigénio dissolvido, deteção de hidrocarbonetos, sensores de agitação, sensores indutivos de pressão, perfiladores de corrente e sensores de pressão atmosférica. 
 
Com um peso aproximado de 1500kg, a boia foi colocada num local cuja profundidade ronda os 1280m, requerendo uma amarração com cerca de 1500m.
 
Na sequência desta operação, o navio seguiu em direção a Faro, onde este domingo recuperou a boia multiparamétrica fundeada a sul da cidade, para proceder à sua manutenção.​