Nelson Conceição está nomeado para os International Portuguese Music Awards em duas categorias: «Best Instrumental Performance» com o tema “Mister Machado”, dedicado ao Prof. Joaquim Machado e «Best Traditional Performance» com “Charolesca”, que homenageia a festa das charolas em Bordeira. Os dois temas integram o CD “Descobrindo-me” lançado no ano passado no Cine-Teatro Louletano.
A cerimónia de entrega de prémios será no dia 25 de abril no Teatro Zeiterion em New Bedford, Massachusetts (EUA). Contará com a apresentação da atriz Daniela Ruah e a atuação dos artistas: Aurea, Dino d`Santiago, GNR, Miguel Gameiro, entre outros.
O último disco que Nelson Conceição tem diferentes influências, sendo maioritariamente constituído por temas originais elaborados ao longo dos últimos anos e até premiados internacionalmente, como “A moça que gostava da Amália” que venceu o prémio Itália award para melhor composição moderna 2011.
Oriundo de Bordeira, localidade pródiga em grandes acordeonistas, este disco traduz as inspirações e vivências musicais de Nelson Conceição desde a sua infância até ao presente, explorando relações entre fado, tango, corridinho e a música erudita, ou ainda o jazz manouche/gipsy. Aliado a algum virtuosismo e improviso, o novo disco faz sobretudo uma reflexão emocional e profunda sobre factos e momentos que atearam a criação musical de temas com muito significado como “O último Adeus”, dedicado à sua avó materna, ou “Histórias de um criador”, em homenagem a João Barra Bexiga, entre outros.
O disco contou com a participação: Cláudio Sousa (guitarra clássica), Cristina Paulo (voz), Ivo Martins (bateria), João Pedro Cunha (violino), Luís Henrique (contrabaixo/baixo), Paulo Machado (baixo), Ricardo Martins (guitarra portuguesa).
Para além da parceria com a Câmara Municipal de Loulé, a edição de “Descobrindo-me” contou com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, Junta de Freguesia de St.ª Bárbara de Nexe, Associação Mito Algarvio e Beltuna Portugal.