Sociedade

NERA promove encontro regional de informação «séria e responsável» sobre impacto das Alterações Climáticas no Algarve

Será promovido um primeiro encontro regional de informação e esclarecimento da opinião pública sobre esta problemática, com a participação de entidades oficiais regionais ligadas à matéria, de representantes empresariais e dos cidadãos.

PUB
 
O NERA - Associação Empresarial da Região do Algarve, propõe-se contribuir para a dinamização de um processo de análise, esclarecimento e discussão pública «séria e responsável», de divulgação e sensibilização desta problemática aos cidadãos.
 
A Associação não quer se deixe que a problemática fique «dependente de Lisboa, ou seja objeto de disputa entre grupos políticos, ou de discussão entre especialistas». 
 
Entre os vários objetivos assinalados na promoção desta iniciativa, o NERA reporta que irá suscitar uma reflexão sobre as consequências no território e na vida económica e social da região, do aumento de temperaturas, da escassez da água e das tendências de agravamento da seca. Irá apoiar as melhores soluções e a sua aplicação integrada, que derivem de estudos e propostas institucionais "responsáveis" e a adaptação das atividades económicas existentes aos condicionalismos que derivem das alterações climáticas e da limitação de recursos hídricos, que exigem recomposição da sua gestão, para uso das populações e pela economia, nas atividades associadas à Terra e ao Mar e aos diferentes setores do Turismo. 
 
Para o NERA, «não pode haver atrasos nos diagnósticos, nem soluções meramente setoriais, ou locais, mas um plano estratégico integrado, que tenha por base um denominador comum: o interesse da Região Algarve num quadro nacional».
 
Ao Algarve Primeiro fonte do NERA referiu que o encontro, ainda não tem data definida, mas que será anunciada oportunamente.