A iniciativa tem a duração de um dia, tentando abarcar todos os temas de interesse.
O NERA, em colaboração com a UAlg, AMAL, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e a CCDR Algarve, vai realizar no próximo dia 22 de junho, uma iniciativa exclusivamente dedicada à agricultura do Algarve.
O evento terá lugar nas instalações do NERA, em Loulé, com início às 9h30.
“A Economia do Algarve precisa de uma agricultura dinâmica, destinada a reequilibrar a sua estrutura produtiva, a criar mais riqueza e emprego e a garantir um futuro para as novas gerações”, é este o mote para um dia de abordagem dos principais problemas e potencialidades do setor agrícola na região.
Segundo comunicado do NERA - Associação Empresarial da Região do Algarve, o objetivo da iniciativa é "sensibilizar a região para as potencialidades de um setor que já foi forte no passado em produção e exportação, que perdeu peso nas últimas décadas, mas que está já a recuperar em áreas importantes, ainda que longe da utilização plena de todos os seus recursos".
Pretende-se também chamar a atenção para a existência de recursos endógenos, recordando que estes podem proporcionar produções e exportações significativas.
A organização conta com a participação de empresários representativos dos diferentes setores, com a participação de autarcas, professores universitários ligados à problemática da agricultura, com quadros e técnicos especialistas do setor, responsáveis de organismos regionais, bem como com a presença de agricultores.