Sociedade

Neve pode regressar ao Sul do país

De acordo com a informação avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta quarta-feira estão quinze distritos sob 'Aviso Amarelo' devido à previsão de queda de neve e vento forte.

PUB
 
As alterações nas próximas horas são decisivas para o estado do tempo em todo o território do continente.
 
A descida das temperaturas e a previsão de chuva, pode repetir o cenário de neve no sul do país.
 
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra estão sob 'Aviso Amarelo' devido ao vento moderado a forte de norte com rajadas até 80 quilómetros por hora (entre as 12:00 e as 18:00 de hoje) e por causa da queda de neve acima dos 400/600 metros (entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira).
 
O mesmo instituto de previsão dá conta de que, o 'Aviso Amarelo' se estende aos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco devido à queda de neve acima dos 400/600 metros entre as 15:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira.
 
Os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob 'Aviso Amarelo' por causa do vento moderado a forte de norte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora entre as 15:00 e as 21:00 de hoje.
 
O IPMA prevê ainda para esta quarta-feira, nas regiões do norte e centro, céu em geral muito nublado, com abertas no interior até meio da manhã, períodos de chuva no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões a partir do meio da manhã, passando a aguaceiros durante a tarde e possibilidade de ocorrência de trovoada.
 
A previsão aponta também para queda de neve acima de 1600 metros, descendo gradualmente a cota para os 400/600 metros a partir do meio da tarde.
 
Está também previsto vento fraco a moderado de sudoeste, tornando-se moderado a forte de norte/noroeste, com rajadas até 80 quilómetros por hora no litoral e terras altas, a partir do final da manhã, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida de temperatura, em especial da mínima.
 
No sul, prevê-se céu em geral muito nublado, com abertas até final da manhã, períodos de chuva, em geral fraca, no litoral oeste e no Alto Alentejo a partir do final da manhã, passando a regime de aguaceiros fracos a partir do final da tarde, que poderão ser na forma de neve acima dos 600/800 metros no final do dia.
 
A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de sudoeste, tornando-se moderado a forte de norte/noroeste, com rajadas até 80 quilómetros por hora no litoral oeste e terras altas, a partir do meio da tarde, e neblina ou nevoeiro matinal, informa o IPMA.