O Arquivo Municipal de Loulé lança esta sábado, mais uma edição da sua principal publicação. O Nº25 da Revista Al-‘Ulyà será apresentado ao público pelas 16h00, com entrada gratuita, numa sessão conduzida por Luís Miguel Duarte.
O município de Loulé, refere em nota de imprensa, que o número irá integrar as Atas de Vereação da Câmara Municipal de Loulé de 1585-1586, "documentos de grande importância para compreender a política, a economia e a sociedade de então e aprofundar o conhecimento da história local". As Atas foram transcritas para esta edição por João Sabóia, técnico do município e ex-diretor do Arquivo Distrital de Faro.
A Revista Al-‘Ulyà é uma publicação de investigação científica interdisciplinar de divulgação cultural propriedade da Câmara Municipal de Loulé, produzida e editada pela primeira vez em 1992, pelo então Arquivo Histórico Municipal.
Dirige-se a um segmento de público especializado mas também aos leitores com o interesse comum pelo estudo e conhecimento na área das Ciências Sociais, das Humanidades e do património histórico-cultural local e regional.
Desde a sua criação, a autarquia realça que a Al-‘Ulyà permitiu o registo "e a difusão sistemática e rigorosa das pesquisas no âmbito da arqueologia, da história local, do património arquitetónico, etnográfico e cultural, alterando a forma de encarar as questões do património histórico-cultural que, por mérito próprio, passaram a ocupar um lugar estratégico no desenvolvimento do município".