Albufeira assinala hoje o Dia do Município, com um programa onde está incluída música, acrobacias de aviões e um concerto com os The Gift.
Esta manhã o programa comemorativo arrancou com o tradicional hastear da bandeira, pelas 9h30, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, com a presença dos membros do Executivo, Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia e representantes de entidades militares, civis e religiosas. A cerimónia voltou a contar com o toque do Hino Nacional pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne e com a presença dos Bombeiros Voluntários de Albufeira em parada.
Pelas 10h00 teve lugar no Auditório Municipal, a sessão solene de atribuição de medalhas de bons serviços municipais aos funcionários com mais de 15, 25 e 35 anos de trabalho, nos graus bronze, prata e ouro, respetivamente.
A partir das 17h00, arranca a última sessão do festival Albufeira Summer Live, evento transmitido online que aconteceu nos meses de julho e agosto, juntando a música às paisagens do concelho. A emissão terá início com a atuação de Dj China, feat. Gil Abrantes Sax & Marco Semedo. Logo de seguida, às 18h30 entra no comando o ator Nuno Lopes, atual protagonista da série “White Lines” da Netflix, que se apresenta como DJ. As duas atuações vão acontecer em pleno mar de Albufeira, a bordo das embarcações do Yacht Day. Esta é a sétima edição deste encontro náutico que é já o maior do país, juntando empresas marítimo turísticas e proprietários de embarcações instaladas na região. O encontro das embarcações acontece também às 17h00 em frente à Praia dos Pescadores e conta com a transmissão de todas as atuações musicais através da frequência FM 100.1. O Albufeira Summer Live terminará com a atuação dos The Gift.
Uma das surpresas do dia, acontece nos céus da cidade com a iniciativa “Albufeira Esta é a Praia” a concluir um ciclo de espetáculos protagonizados por aviões de acrobacia aérea sincronizada, ao som de algumas das melhores bandas portuguesas. Trata-se de uma iniciativa produzida pela Tavolanostra Eventos Globais, os mesmos produtores do Albufeira Carpe Nox.
Todo o programa vai ser objeto de uma emissão especial que pode ser seguida em diversas plataformas online.
Ao Algarve Primeiro o autarca de Albufeira referiu que as comemorações deste ano fogem um pouco daquilo que é habitual, sem o concerto na Praia dos Pescadores e fogo-de-artifício, «mas as contingências, levaram-nos a criar um programa alternativo e muito interessante respeitando todas as normas de segurança das autoridades de saúde».
José Carlos Rolo, diz que o tempo é de preocupação, «mas não podemos só lamentar sobre aquilo que está acontecer, é preciso reerguer porque o futuro pode ser promissor». O edil falou sobre a evolução turística no concelho em agosto, «falo de números razoáveis, principalmente com a ajuda dos portugueses, espanhóis e emigrantes, é claro que há setores mais afetados como por exemplo os táxis que estão praticamente parados, mas a situação é razoável, talvez até um pouco acima da expetativas que tínhamos, vejo restaurantes com boa afluência a ocupação hoteleira também regista números acima do que era expetával, acreditamos que setembro siga o mesmo rumo».
Sobre a possibilidade de o Governo britânico abrir os corredores aéreos a Portugal, o presidente da autarquia acredita que isso vai acontecer, ajudando outros segmentos do turismo algarvio, nomeadamente o golfe, referindo que «as expetativas positivas têm surgido sempre, mas depois não acontece aquilo que estamos à espera, mas penso que sim, até porque temos mantido números baixos de contágio por Covid.19, o que abona muito a favor de uma decisão positiva», concluiu.