Economia

No dia em que se assinala a "Hora do Planeta" o Município de Lagoa divulgou investimentos "verdes" no concelho

No dia em que se celebra a “Hora do Planeta”, o Município de Lagoa fez questão de assinalar o investimento que tem realizado em energias renováveis e na eficiência energética.

PUB
A autarquia refere em comunicado, que nos últimos anos, investiu na iluminação pública, através da instalação de luminárias LED, na energia renovável dos edifícios camarários, na instalação de painéis fotovoltaicos e na aposta da eficácia energética dos seus edifícios, com a substituição direta de aparelhos, reduzindo o consumo de energia.
 
Segundo quantifica, só na substituição da iluminação publica para iluminação LED, foi investido um total de cerca de 5 milhões de euros (4 883 500,00€), ao longo dos anos mais recentes, gerando uma redução da potência média de 105W para 43W, permitindo atingir uma poupança de consumo em cerca de 60%.
 
O investimento em energias renováveis, com a instalação de unidades de produção descentralizada nos edifícios municipais, tem sido outra das prioridades do município. Atualmente, a potência total instalada em painéis fotovoltaicos já atinge o investimento total de 301 836,89 euros, estando ainda previsto um investimento de 64 252,26 euros, durante o ano de 2021.
 
A eficiência energética, nos edifícios desportivos e no auditório municipal, também tem sido aposta da edilidade, com a substituição direta de aparelhos, reduzindo a potência instalada de 100 kW para cerca de 55kW, atingindo uma poupança estimada de 45%, num investimento total de 135 156,64 euros.
 
“É muito importante assinalarmos a “Hora do Planeta” para despertar a consciência de todos. Mas, mais importante do que isso, são os passos firmes que vamos dando para a preservação do Planeta Terra”, considera Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.