Sociedade

Nobel da Química e químicos de todo o mundo reúnem-se na UAlg

 
A "24th IUPAC - International Conference on Physical Organic Chemistry" decorrerá em Faro, de 1 a 6 de julho.

 
Esta conferência contará com a participação de mais de 250 químicos de todo o mundo e trará à Universidade do Algarve cientistas de renome, com especial destaque para Bernard Feringa, laureado com o Nobel da Química em 2016, e Frances Arnold, condecorada pelo presidente Barack Obama e galardoada com o prémio Millennium Technology em 2016, informou hoje a Ualg em comunicado.
 
Pelo impacto destes dois cientistas no desenvolvimento da ciência e da tecnologia, a Câmara Municipal de Faro associa-se à iniciativa, abrindo as portas do Teatro das Figuras para a realização da sessão de abertura da conferência no dia 1 de julho, a partir das 16h00, convidando à participação de todos os interessados.
 
Refira-se que Bernard Feringa é químico orgânico, especialista mundial em processos químicos que envolvem catálise homogénea e em nanotecnologia molecular. Foi laureado com o Nobel de Química, juntamente com Jean-Pierre Sauvage e Fraser Stoddart, pelo seu trabalho pioneiro no desenvolvimento de máquinas moleculares.
 
Frances Arnold é engenheira química, especialista em biotecnologia. O seu trabalho pioneiro em evolução dirigida, com impacto em áreas que envolvem catálise enzimática, por exemplo em biomedicina, valeu-lhe a atribuição de inúmeros prémios.
 
As conferências ICPOC são reguladas pela União Internacional da Química Pura e Aplicada, uma organização não-governamental dedicada ao avanço da química, que tem como membros todas as sociedades nacionais de Química. Foi criada em Genebra, em 1919 e está sediada em Zurique, Suíça.
 
Estas reuniões internacionais reúnem químicos de todo o mundo, ativos em diversas áreas da química, nomeadamente química orgânica, química física, química teórica, catálise e química supramolecular. 
 
Os temas das reuniões do International Conference on Physical Organic Chemistry abrangem estudos da estrutura de compostos orgânicos, da reatividade orgânica e dos mecanismos de reação e também das propriedades e aplicações de sistemas baseados em compostos orgânicos.
 
A organização da ICPOC 24 está a cargo da Faculdade de Ciências e Tecnologia e do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve.