Vai amanhã a sepultar em Lisboa, o Comendador José Eduardo Gaspar Arruda, Presidente da Direção Nacional da Associação dos Deficientes das Forças Armadas desde 2007.
Nota de Pesar da autarquia farense revela que José Arruda foi um dos mais influentes dirigentes da associação que presidia e um cidadão exemplar.
Amigo íntimo da nossa cidade e importante dinamizador da Delegação de Faro desta associação, José Arruda visitou-nos por diversas ocasiões, deixando sempre um lastro de admiração e simpatia por onde passou.
Foi assim na sessão solene do Dia da Cidade de 2014, ocasião em que o Município condecorou a Delegação de Faro da ADFA com a medalha de mérito grau ouro.
Foi assim, em 2017, quando na Biblioteca Municipal de Faro, se procedeu à apresentação pública da magistral obra “Deficientes das Forças Armadas, A Geração da Rutura” – fonte obrigatória para todos os que se interessam pela história deste justo movimento, que nasceu com o final da Guerra Colonial.
E foi assim sempre que, por ocasião dos convívios de Natal ou nos aniversários da associação, José Arruda nos brindava com a sua inspiradora companhia e em outros momentos, sempre muito agradáveis.
Ferido de guerra profundo, invisual e amputado de um braço, José Arruda era senhor de uma força e de uma determinação indómitas, capazes de o levar à concretização dos seus objetivos que passavam sobretudo por defender a causa dos feridos de guerra (e de todas as pessoas portadoras de deficiência profunda) nas diversas negociações com o Estado Português.
Bem justas foram, por isso, entre muitas outras, as condecorações apostas pelo Presidente da República, com a Ordem do Mérito, grau de comendador, e com o grau de grande-oficial da Ordem do Infante D. Henrique — respectivamente, em 2004 e 2016.
O Comendador José Arruda estará em câmara ardente, com Guarda de Honra Militar, e será velado a partir das 16h00, até às 23h30, de hoje, quinta-feira, no Auditório Jorge Maurício, na Sede Nacional da ADFA, em Lisboa.
Na sexta-feira, dia 1 de fevereiro, o Velório prossegue a partir das 10h00 até às 14h00, hora a que terá lugar a Cerimónia Fúnebre.
À família, a todos os associados da ADFA, aos órgãos sociais da associação e muito em particular à Delegação de Faro, o Município apresenta as suas sentidas condolências. A edilidade fará representar-se na cerimónia, através do Presidente da Câmara Municipal.
CM Faro