Sociedade

Nota de Pesar do Município de Faro pelo falecimento de Joaquim Romero Magalhães

 
O Município de Faro recebe com consternação e surpresa a notícia do falecimento do professor catedrático e historiador Joaquim Romero Magalhães, ocorrido hoje em Coimbra onde residia, vítima de doença.

 
Natural de Loulé, onde nasceu em 1942, Romero Magalhães viveu em Faro até aos 17 anos - tendo concluído os estudos secundários no Liceu Nacional de Faro. Licenciou-se em história pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 1967, foi docente do ensino liceal e professor catedrático da FEUC, onde se doutorou.
 
Publicou vasta obra de investigação histórica, sendo um dos nomes mais prestigiados em actividade. Era o curador dos Anais do Município de Faro desde 2009.
 
Foi, ainda, Deputado Constituinte, comissário-geral da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (1999-2002) e secretário de Estado da Orientação Pedagógica (1976-1978).
 
Joaquim Romero Magalhães foi distinguido, em 12 de dezembro deste ano, pela Universidade do Algarve, que lhe atribuiu o título de ‘doutor honoris causa’.
 
O Município enluta-se, em solidariedade para com a família e amigos de Joaquim Romero Magalhães e apresenta publicamente as suas mais sentidas condolências.
 
O Algarve e o País perderam um vulto das ciências históricas e da cultura.