Sociedade

Nota do Leitor: Problema do Curso de Artes Visuais na Ualg

 
Célia Howell, aluna e delegada do 3º.ano do curso de Artes Visuais da UALG, deu conta dos problemas que afetam o curso, tendo emitido uma nota ao Algarve Primeiro, para que esses problemas "deixem de ser desconhecidos sobretudo para a população algarvia".

Na Nota do Leitor, expõe que para os alunos, «o maior problema, prende-se com a falta de espaço, não existe um local para armazenar os trabalhos dos alunos realizados durante o ano letivo para a disciplina de Laboratório de Artes Visuais, sendo mais prejudicados os alunos que trabalham com grandes escalas, estamos a falar em metros pois num semestre em que há 4 projetos, o aluno precisará idealmente de 4 mesas grandes ou mais, pois não há lugar para guardar os trabalhos. 
 
Não há uma escola/edifício próprio desde que surgiu o curso (2004), quando se fundou o curso, a faculdade prometeu que esse temporariamente ía ficar no Complexo Pedagógico, porque o local onde deveria ser o curso não estava disponível no momento e que teríamos de esperar, bem passou o tempo até 2019 onde os alunos sem aviso prévio foram recolocados nas garagens dos Serviços Técnicos (atual espaço).
 
Aliás, no ano anterior letivo as visitas guiadas feitas aos possíveis futuros alunos ao curso foram ao Complexo Pedagógico, e os alunos foram surpreendidos no primeiro dia de aulas do ano letivo seguinte pelo novo espaço dos serviços técnicos. O site ainda tem as fotos do espaço antigo, passado 3 anos. O antigo edifício era melhor que o atual apesar de também não atender as necessidades do curso, mas os Serviços Técnicos atendem ainda menos, ou seja, a mudança só agravou a situação e a cada ano que passa a situação fica mais grave. No atual ano letivo 2022/2023 foi feita a promessa e está a decorrer um projeto para o edifício do curso em Gambelas, em fase inicial já há problemas e atrasos, a existência deste projeto não garante nada aos alunos não só pelo mencionado, mas também tem havido projetos e promessas que pelo caminho ficam perdidos.
 
Este curso precisa de ter uma Galeria para expor os trabalhos dos alunos, sobretudo para as avaliações finais (apresentação). No Complexo Pedagógico havia uma Galeria sem as condições necessárias para este tipo de espaço. Deixou de haver Galeria, os alunos e professores queixaram-se, então no final do ano passado deram-nos uma sala noutro campus longe do nosso (30 minutos de autocarro) para expormos e fotografarmos os trabalhos (não tem material para fotografar é apenas uma sala vazia normal). Ora no nosso curso há pessoas com trabalhos enormes, outras que não é uma questão do trabalho em si, mas de terem muita coisa, as duas situações são difíceis de transportar ainda para mais num autocarro que é um transporte público que não foi feito para transportar coisas com um certo cuidado.
 
Era suposto haver um Estúdio Fotográfico, com focos de luz e fundo homogéneo, … Para os alunos poderem tirar fotos de qualidade para o portfólio. A faculdade acha que Galeria e Estúdio Fotográfico é a mesma coisa por isso deram-nos uma sala noutro campus longe do nosso para expormos e fotografarmos os trabalhos (não tem material para fotografar é apenas uma sala vazia normal). Portanto, esta sala não corresponde ao que o curso pediu e precisa.
 
No espaço atual dos laboratórios nos Serviços Técnicos, supostamente as senhoras das limpezas não podem mexer nas nossas coisas quando as vão limpar, mesmo assim já aconteceu várias vezes trabalhos serem deitados fora e material porque pareciam ser lixo para elas, algum do suposto «lixo» não é obviamente lixo como por exemplo um saco reutilizável com bananas colorido do continente.
 
Temos uma sala de informática partilhada com os alunos de engenharia civil, onde demora-se 30 minutos ou mais a começar aula porque os alunos de engenharia mexem nos cabos dos computadores e não voltam a colocar como estava, depois os computadores não ligam.
 
O curso de Artes Visuais está separado dos outros cursos de artes, que fazem parte de outra escola diferente da nossa como por exemplo os cursos de Imagem Animada; e de Design de Comunicação.
 
O material que é suposto a Universidade fornecer, não existe em número suficiente. Dizem que não é preciso os alunos comprarem câmaras.
 
A página do Curso na internet está desatualizada, para além das fotos do espaço, é confuso perceber onde é o curso, não está claro em que campus é o curso, se é na Penha ou nas Gambelas. Em grande está escrito Gambelas porque é onde está a faculdade mas o Curso está na
Penha. Em pequeno num canto nos Contactos está escrito a Penha.
 
Depois os alunos novos não sabem onde procurar casa. Ultimamente todos os anos há inundações, na qual os alunos perdem trabalhos (chega a ser o trabalho todo de um semestre) e material até porque em algumas salas também chove no teto. A universidade diz que reembolsa os alunos comprando material (que chega quando já estão as aulas acabar e já não precisam dele), o resultado final é o material nunca chega a vir; ou designam pessoas que não percebem nada do assunto para o ir comprar com o seu carro e a própria pessoa a pagar a gasolina como tal a pessoa compra errado ou algo de outra marca de qualidade muito inferior. Devido ao problema do espaço mencionado o aluno não tem forma nenhuma de prevenir os estragos de futuras inundações, que a universidade já afirmou que voltarão a haver e nada irá fazer para prevenção de estragos, colocando a responsabilidade sobre os alunos de guardarem bem os trabalhos.
 
Estas inundações também trazem fungos no espaço que como os ares condicionados avariam fica difícil de resolver. No atual ano letivo (2022/2023) perdemos 2 semanas de trabalho pois o nosso principal local de trabalho não estava em condições por causa da inundação de 5 de Dezembro, na 1ª semana colocaram 1-2 senhoras das limpezas num turno a limpar uma inundação de um edifício inteiro (Serviços Técnicos), depois dos alunos fazerem uma manifestação, na 2ª. semana veio uma equipa própria limpar o espaço.
 
Uma das salas onde chove o teto é de amianto e devido a ser uma das salas importantes do curso, os alunos chegam a ficar lá de manhã até 00:00.
 
Temos problemas com bichos regularmente que chegam a morrer nos trabalhos que estão a secar.
 
Pedidos simples como uma esponja de cozinha para limpar as coisas são difíceis e demoram meses a se resolverem.
 
Faz falta um espaço próprio para armazenamento de trabalhos, sejam eles grandes ou pequenos (uma sala única com móveis próprios para esse efeito).
 
Merecemos uma sala de informática, apenas para nós. Dividir sala com os alunos de engenharia, acaba por não nos dar a liberdade de tempo para explorar ou desenvolver trabalhos digitalmente, um forno para escultura ou parceria com alguma entidade nas proximidades.
 
Há materiais que achamos básicos haver num curso de Artes Visuais como: Kit de pincéis, teques de escultura, tesouras, x-actos, fita cola de papel, fita métrica, aparafusadora, brocas e pontas, tico tico e serras, papel e líquidos para fotografia, extensão, cabo hdmi, tintas acrílicas de cores primárias, terebentina, carvão, laca, tecido tela e/ou telas, rolo de papel». 
 
Célia Howell