É já no próximo dia 3 de outubro que será apresentado ao público a nova edição do guia "Anfíbios do Algarve", da Almargem - Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve.
Renovado, é composto por fichas de 13 espécies de anfíbios que podem ser encontradas na região sul do país. “Cada ficha tem fotografias e ilustrações da espécie, classificação, caracterização, biologia, distribuição e conservação. Contém ainda chaves para identificação de adultos, larvas e ovos. Contém ainda chaves para identificação de adultos, larvas e ovos”, adianta a associação em comunicado.
A nova edição inclui “uma subespécie de Salamandra-de-pintas-amarelas – Salamandra salamandra crespoi –, que é endémica do sul de Portugal e ocorre quase exclusivamente no Algarve; e a rã-de-focinho-pontiagudo (Discoglossus galganoi) que é, entre as espécies que se encontram no Algarve, a que apresenta um estatuto de conservação mais preocupante, classificada como ‘quase ameaçada’ no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal”.
Anfíbios do Algarve será apresentado no dia 3 de outubro às 17:30, no Centro Interpretativo da Lota de Sagres, no âmbito do Festival de Observação de Aves e Natureza de Sagres. Para assistir, deve fazer a sua inscrição
aqui.
O livro estará à venda durante o festival, com o custo de oito euros. Pode ser igualmente adquirido no
site da Almargem ou na sede da mesma.