Economia

Nova iluminação pública de Lagos permite poupar mais de 12 mil euros mensais

 
A renovação dos equipamentos de iluminação pública no concelho de Lagos, levada a cabo pela Câmara Municipal, em várias artérias e espaços públicos da cidade e, mais recentemente, na Vila da Luz, permitiu reduzir em mais de 80% a emissão de CO2, informou a autarquia.

 
Em 2019 e 2020 a Câmara Municipal de Lagos diz ter substituido cerca de 790 luminárias de vapor de sódio por equipamentos com tecnologia LED. A este investimento de cerca de 349 mil euros - que foi comparticipado pelo programa CRESC Algarve 2020 - juntou-se, no final do mês de junho, a instalação de 72 candeeiros na Avenida dos Pescadores, na Vila da Luz.
 
No total, a 862 novas luminárias permitiram reduzir em média 85,6% (considerando os últimos oito meses) a quantidade de CO2 lançada para a atmosfera. A redução do consumo de energia elétrica mensal situou-se na ordem dos 85 a 88 mil kWh, permitindo, ao nível financeiro, uma poupança de mais de 12 mil euros mensais, realça a edilidade em comunicado.
 
Para este nível de eficiência energética, a autarquia assinala ainda o facto das novas luminárias estarem equipadas com um controlador que possibilita a monitorização e comando dos equipamentos remotamente, através de uma plataforma digital, permitindo criar cenários de gestão de energia, controlar os fluxos de energia e detetar avarias e outras anomalias.