O concerto visual “Autópsia de um Futurismo Português”, uma criação da Nova Orquestra Futurista do Porto, terá lugar no Cine-Teatro Louletano, pelas 21h30, naquele que é o segundo dia do Som Riscado, Festival de Música e Imagem de Loulé.
Será a estreia absoluta na região algarvia deste reconhecido coletivo artístico portuense composto por prestigiados músicos nacionais nas áreas experimental e improvisada, refere a autarquia louletana em nota de imprensa.
Para aliar a sonoridade instrumental à palavra dita (poética), e dado que o concerto incide sobre a temática do Futurismo português e das suas principais linhas estéticas numa ótica de desconstrução e releitura artísticas, o espetáculo conta com a participação especial do prestigiado ator, sediado no Algarve, Vítor Correia.
Haverá igualmente uma dimensão visual forte no concerto através do recurso ao vídeo.
No mesmo documento lê-se ainda que a Nova Orquestra Futurista do Porto promete salientar o ato libertário da utilização de todos os sons em contextos musicais. O seu instrumentário inclui uma panóplia de objetos do quotidiano como utensílios de cozinha, brinquedos, mecanismos avariados e circuitos elétricos modificados, salientando a importância da utilização de fontes sonoras não convencionais para a constante redescoberta de novas linguagens musicais.
A entrada no concerto visual da Nova Orquestra tem um custo associado por pessoa de 5 euros, sem descontos aplicáveis, dirigindo-se ao público em geral e com a duração aproximada de 60 minutos.
O passe para os cinco dias de festival tem o valor promocional de 15 euros.
Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email
[email protected].