USF Amendoeira, assim se designa a nova unidade.
O Centro de Saúde de Lagos vai passar a ter em funcionamento mais uma resposta na área dos cuidados de saúde primários, recebendo a segunda Unidade de Saúde Familiar (USF) do concelho e a terceira do Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento (ACES Barlavento), confirmou hoje nota de imprensa do Município.
A USF Amendoeira – assim se designa a nova unidade - vai possibilitar a fixação de mais médicos de Medicina Geral e Familiar no concelho de Lagos, permitindo um aumento da cobertura assistencial aos inscritos sem médico de família no Centro de Saúde.
Será assim uma equipa constituída por 8 médicos, 9 enfermeiros e 7 secretárias clínicas, que irá assistir um total de 13.600 utentes.
A nova USF irá prestar Cuidados de Saúde Primários nas áreas de vacinação, da saúde do adulto e do idoso, a grupos vulneráveis (saúde infantil e juvenil; saúde materna; planeamento familiar; rastreios oncológicos) e a grupos de risco (diabetes; hipertensão arterial; hipocoagulação). Estes serviços serão prestados no Centro de Saúde de Lagos, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 20h00, assim como nas extensões de Bensafrim e Odiáxere que funcionarão de segunda a sexta-feira, em horário variável, das 8h00 às 17h00, refere a mesma nota de imprensa.
As consultas podem ser programadas com antecedência, pessoalmente, por telefone, e-agenda ou email, na USF ou, em casos específicos, no domicílio. O atendimento médico e/ou de enfermagem no próprio dia é realizado nas situações de doença aguda ou outras cuja avaliação o justifique. Na ausência da respetiva equipa de família, a USF garante o atendimento dos serviços mínimos, por outros profissionais, em sistema de intersubstituição.
A primeira USF de Lagos (a USF dos Descobrimentos) foi inaugurada a 10 de maio de 2016, tendo proporcionado uma cobertura de resposta a 10 mil habitantes sem médico de família.