Sociedade

Nova Unidade de Saúde Familiar de Portimão garante assistência a 12500 utentes

A nova Unidade de Saúde Familiar (USF) Atlântico Sul, a segunda unidade integrante do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Barlavento, reúne uma equipa multidisciplinar, composta por sete médicos, sete enfermeiros e seis administrativos e vai abranger 12500 utentes do concelho de Portimão.

PUB
 
Foi inaugurada ontem a Unidade de Saúde Familiar, Atlântico Sul, situada no Centro de Saúde de Portimão (ACES Barlavento), pelo Secretário de Estado da Saúde,  Manuel Delgado e pelo Presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, João Moura Reis, tendo a cerimónia de inauguração contado com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, da Diretora Executiva do ACES Barlavento, Leonor Bota, e da Coordenadora da USF Atlântico Sul, Maria da Luz Salas.
 
Segundo informou a ARS Algarve, com horário de funcionamento das 8:00 às 20:00 horas, todos os dias úteis, a USF Atlântico Sul pretende disponibilizar a todos os seus utentes um vasto conjunto de atividades expressas no seu plano de ação nomeadamente na área da prestação de cuidados e promoção da saúde na comunidade, garantindo mais acessibilidade, maior proximidade, e maior qualidade nos cuidados de saúde no concelho e, simultaneamente, contribuir para obtenção de ganhos em saúde.
 
Atualmente mais de 80% da população residente no Algarve já tem médico de família atribuído.
 
A primeira USF do ACES Barlavento, a USF Descobrimentos, foi inaugurada no passado mês de maio, em Lagos. Com a entrada em funcionamento da USF Atlântico Sul, o Algarve passa a dispor de 13 USF – 6 em Modelo A, 7 em Modelo B – que abrangem mais de 100 mil utentes.
 
Algarve Primeiro