Sociedade

Novas reaberturas marcam desconfinamento em Lagos

 
A partir deste sábado, dia 6 de junho, vai ser retomada a atividade do Mercado de Levante (mercado dos produtores que se realiza semanalmente, aos sábados de manhã), assim como a ocupação da via pública na vertente da venda ambulante, incluindo as bancas de artesãos e pintores que caracterizam o ambiente urbano de Lagos, confirmou a autarquia em comunicado.

 
O Mercado de Levante, também conhecido como “Reforma Agrária”, vai funcionar provisoriamente no parque de estacionamento do Complexo Desportivo Municipal, num espaço amplo que permite pôr em prática os procedimentos de higiene e distanciamento social exigidos.
 
Hoje abre a época balnear nas praias do concelho de Lagos, "com regras muito específicas de fruição, estando todos os dispositivos de segurança a ser acautelados para o efeito", garante a autarquia.
 
Retomado foi também o normal funcionamento dos equipamentos museológicos, o que permitiu a reabertura ao público, no dia 2 de junho, da Igreja de Santo António, do Núcleo Rota da Escravatura (Mercado de Escravos) e do Forte Ponta da Bandeira, espaços que podem ser visitados de terça a sábado no horário das 10h-13h e 14h-18h.
 
Para já a autarquia decidiu manter ainda, por tempo indeterminado, a suspensão das seguintes atividades:
 
·Atividades de âmbito cultural, desportivo e atividades de enriquecimento curricular, nomeadamente projetos/ programas municipais;
·Serviço de transporte em autocarros do município para atividades de âmbito cultural, desportivo e escolar extracurricular (o município continua a garantir o transporte regular de alunos para os diversos estabelecimentos de ensino do concelho);
 
·Feiras de velharias do concelho;
 
·Mercado mensal (recinto de feiras);
 
·Atividade do Viv’ O Mercado – neste caso com previsão de retoma em julho;
 
·Autorizações para atividades de animação de rua;
 
·Interdição ao público de parques biosaudáveis, parques infantis, campos de jogos e parques de merendas e lazer, na área do concelho;
 
·Encerramento ao público de todos os wc’s públicos;
 
·Encerramento ao público dos seguintes equipamentos/ serviços municipais: Ludotecas; Centro de Documentação do Museu Municipal Dr. José Formosinho; Armazém do Espingardeiro; Edifício dos Antigos Paços do Concelho; Fototeca Municipal; Canil Municipal de Lagos (em caso de urgência ou para adoções, contactar o número 925 525 017).
 
O município de Lagos reitera o apelo à compreensão e sentido cívico de todos os munícipes e visitantes, aconselhando a que sejam seguidas "com rigor" todas as recomendações emanadas pelas autoridades de segurança e saúde pública.
 
As medidas agora anunciadas estão sujeitas a avaliação permanente em função do quadro de evolução da pandemia.
 
Redação