Economia

Nove mil edifícios públicos no Sul do país abrangidos por campanha de eficiência energética

 
A Campanha ECO.AP, de sensibilização para a eficiência energética na Administração Pública Central, visa dar um novo impulso ao Programa ECO.AP, para apoiar no cumprimento das metas previstas pela União Europeia e por Portugal para 2020.

 
Os alvos desta campanha são todos os serviços centrais do Estado, cuja competência abrange a totalidade do território continental, incluindo os tribunais, escolas e  universidades, hospitais, entre todos os outros serviços.
 
Várias iniciativas em prol da eficiência energética estão a ser implementadas por entidades e serviços do Estado.
 
Portugal comprometeu-se em reduzir os consumos de energia da Administração Pública em 30% até 2020. Para que seja possível alcançar esta meta, é necessário que os funcionários públicos e os responsáveis pelos edifícios públicos, ou ocupados por entidades ou organismos
públicos, se associem a esta missão e implementem medidas que visem aumentar os níveis de eficiência energética nos edifícios da Administração Pública.
 
Para se alcançar este objetivo está em vigor a campanha de sensibilização ECO.AP, promovida pela ADENE-Agência para a Energia, com o mote «A Energia tem ECO no Futuro», a qual tem como principal desígnio envolver a Administração Pública na promoção da eficiência energética através de um plano de ações inovadoras que decorrem ao longo do ano.
 
Esta campanha é implementada em Portugal Continental, sendo que nos distritos do Sul do país serão abrangidos cerca de 9 mil edifícios da Administração Pública Central, pertencentes a vários Ministérios, numa área que abrange os Distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém,
Portalegre, Évora, Beja e Faro.