Saúde

Novo angiógrafo no Hospital de Faro é «um passo gigante na região»

Fotos| Algarve Primeiro
Fotos| Algarve Primeiro  
 
 
 
 
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, inaugurou esta tarde, na unidade de Faro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) o novo angiógrafo biplanar, equipamento de alta tecnologia, financiado pelo Plano Operacional do Algarve – CRESC Algarve 2020, e que vai dotar a região algarvia com uma nova valência no tratamento de doenças neurovasculares, evitando a transferência de doentes para Lisboa.

Ana Vargues Gomes, presidente do conselho de administração do CHUA, falou de «um passo muito importante para a região, que há muito anos, todos os doentes com hemorragias cerebrais ou AVC, teriam de ser deslocados para Lisboa e muitos se calhar não chegariam lá em tempo útil, infelizmente, e neste momento, demos um passo gigante na região, em que temos os doentes a serem tratados e a terem uma muito melhor qualidade de vida e a puderem recuperar muito melhor a sua situação aqui».
       
À margem da cerimónia, Paulo Neves, representante do conselho de administração do CHUA, partilhou com o Algarve Primeiro, que o angiógrafo já se encontra a funcionar desde abril, num investimento de 1 milhão 170 mil euros, que incluiu a adaptação do espaço. 
 
Revelou também que o Hospital de Faro, recebeu ontem um microscópio cirúrgico para a especialidade de Neurocirurgia, já instalado no bloco operatório: «foi uma oferta de um benemérito britânico que tem historial connosco e quis distinguir o serviço, num investimento de meio milhão de euros».
 
O aparelho permite total precisão nas intervenções cirúrgicas de forma a afetar o menos possível outras áreas do cérebro.