Sociedade

Novo ano começa com frio

Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e Atmosfera, a primeira semana do ano vai ser marcada pelo frio, chuva e vento forte um pouco por todo o território do continente.

PUB
 
Os termómetros vão começar a descer, sendo a queda mais acentuada a partir de quarta-feira.
 
De acordo com o IPMA, a semana começa com chuva forte e persistente em todo o território nacional, dando algumas tréguas na terça-feira, dia em que baixam as temperaturas máximas e mínimas.
 
Esta segunda-feira será marcada por muita nebulosidade e chuva por vezes forte e persistente nas regiões de norte e centro, podendo atingir o alto Alentejo, adianta o IPMA.
 
O mesmo instituto salienta a possibilidade de queda de neve no norte e no centro, a partir final da tarde, acima dos 1.200/1.400 metros, sendo que depois a cota vai descendo para 800/1.000 metros.
 
As temperaturas mínimas vão subir, embora para terça-feira já seja esperada uma descida acentuada, quer da mínima, quer da máxima, que pode diminuir quatro graus Celsius.
 
O IPMA prevê para terça-feira, uma ligeira melhoria no estado do tempo, registando-se apenas aguaceiros no norte e centro do país, além de queda de neve acima dos 800 metros de altitude, sendo que, a partir de quarta-feira, a precipitação voltará, a partir do final da tarde.
 
As temperaturas vão descer ao longo da semana. Para hoje, as previsões apontam para valores entre oito graus Celsius de mínima em Bragança, que chegará aos 12 de máxima e os 19 de máxima em Faro e Sagres.
 
Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre os 15 e os 18, em Beja, Santarém, Leiria e Coimbra vão variar entre os 14 de mínima e os 17 de máxima. No Porto as máximas vão chegar aos 16, enquanto na Guarda vão variar entre os 09 e os 12 graus Celsius.
 
As autoridades recomendam especial atenção ás variações das condições metereológicas, dada a instabilidade que se vai fazer sentir ao longo da semana.