Sociedade

Novo Centro de Investigação de Quarteira vai estudar envelhecimento ativo

Foto - Depositphotos  
O I3G – Centro de Investigação e Ciência da Terceira Geração é um projeto inovador, que aposta no envolvimento dos próprios seniores em processos de investigação participativa, e que pretende dar resposta ao isolamento social e ao sentimento de solidão da população sénior da freguesia de Quarteira.

PUB

Informação enviada ao Algarve Primeiro adianta que, no I3G, "os seniores são convidados a partilhar experiências, identificar desafios, propor soluções e contribuir para a produção de conhecimento científico sobre o envelhecimento e a realidade social da sua comunidade".

É promovido pela ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social, e conta com o apoio e envolvimento da Junta de Freguesia de Quarteira, "que assume um papel central enquanto investidor social público e parceiro local".  Está assim integrado no programa Quarteira Longevidade com Qualidade, sendo dinamizado pelo Gabinete Sociocultural – Longevidade e Parcerias.

O projeto tem duração prevista até dezembro de 2028 e estrutura-se em quatro eixos: investigação científica, promoção da saúde e bem-estar, inter-relação comunitária e disseminação pública de resultados. Esta abordagem permite envolver cerca de 200 seniores em situação de vulnerabilidade, "reforçando a participação ativa, a autonomia e o bem-estar, e servindo de inspiração para políticas públicas e projetos semelhantes noutros territórios", regista a nota enviada ao nosso jornal.

A operação 'I3G – Centro de Investigação e Ciência da Terceira Geração' foi apoiada pelo Portugal Inovação Social, pelo Programa Regional do Algarve 2030, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.

A sessão de apresentação do I3G realiza-se no dia 13 de fevereiro, às 14h30, no Auditório do Centro Autárquico da Junta de Freguesia de Quarteira, e destina-se a dar a conhecer o projeto à população e aos parceiros locais.