Economia

Novo edifício administrativo da autarquia de Albufeira pronto a funcionar para melhorar atendimento

Com o objetivo de melhorar o atendimento, sendo também um contributo no âmbito da modernização administrativa, a Autarquia tem vindo a desenvolver vários projetos na área da remodelação e melhoramento do património existente e da construção de novos edifícios.

PUB
 
Recentemente foi concluida a obra do edifício administrativo de Vale Pedras, junto aos armazéns da Câmara Municipal de Albufeira, que já está em condições de acolher alguns dos serviços da Autarquia que atualmente se encontram a funcionar com algumas dificuldades de espaço.
 
A obra, com um valor de investimento superior a 2 milhões de euros, corresponde à segunda fase das instalações dos Serviços Técnicos do Município, tendo a primeira fase contemplado a execução dos armazéns e infraestruturas gerais.
 
O edifício encontra-se implantado numa área de 2.500 m2, distribuídos por três pisos, com estacionamento para 140 lugares, e irá albergar vários serviços que necessitam de melhores condições para poder funcionar com qualidade, realça a edilidade em nota de imprensa.
 
O piso térreo integra as seguintes valências: Laboratório de Conservação e Restauro, Arqueologia e Reserva do Município, instalações do Serviço de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho e Arquivo Geral do Município.
 
O piso 2 contempla um refeitório, instalações destinadas aos motoristas do Município, vários gabinetes técnicos, sala de formação e sala de reuniões. O piso 3 irá acolher mais alguns gabinetes técnicos e instalações de apoio.
 
As novas instalações foram construídas com recurso a materiais tradicionais em contraponto com materiais modernos, o que confere ao edifício um aspeto de contemporaneidade. A fachada de cortina em vidro foi protegida com uma estrutura de ensombramento, constituída por um conjunto de lâminas orientáveis em alumínio com um sistema automático de variação da inclinação, em função de fatores como o ângulo da incidência solar, vento, entre outros. 
 
O edifício encontra-se, também, dotado de sistemas economizadores de energia, nomeadamente ao nível do aquecimento e arrefecimento ambiental e painéis solares na cobertura para aquecimento de
águas sanitárias.