Economia

Novo edifício de serviços de saúde de Loulé adjudicado por cerca de 5 milhões de euros

 
O Município de Loulé anunciou que adjudicou esta quarta-feira, pelo valor de 4.679.999,99€, a construção do novo edifício de serviços de saúde de Loulé, em que as administrações local e central são parceiras. O Município de Loulé comparticipa a obra em 65%, enquanto que a ARS ficará com 35% dos encargos financeiros.

Para a autarquia a nova valência, pretende, «ser uma resposta às necessidades dos cuidados prestados na zona central da região, servindo um território onde a densidade populacional é elevada», concentrando no mesmo espaço o Agrupamento de Centros de Saúde Central – ACES Central, Unidade de Saúde Familiar (USF) – Lauroé e Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) - Gentes de Loulé, bem como o Centro de Saúde Universitário. 
 
No terreno cedido pelo Município, junto ao Centro de Saúde de Loulé, irão arrancar em breve os trabalhos de construção desta unidade, que terão um prazo de execução de dois anos e meio. 
 
A câmara louletana sublinha, que as novas instalações, irão não só melhorar substancialmente os serviços prestados aos utentes e as condições em que muitos profissionais de saúde exercem a sua atividade, como também garantir as condições adequadas ao ensino pré-graduado da medicina e enfermagem da Universidade de Algarve, investigação e formação pós-graduada em saúde dos profissionais da ARS Algarve.
 
O processo seguirá agora para visto do Tribunal de Contas, após o que as obras de construção poderão iniciar-se. Para além desta unidade, a edilidade refere que estão em curso mais projetos no âmbito da construção e requalificação dos equipamentos de saúde, nomeadamente em Quarteira e em Almancil.