Economia

Novo espaço de Cowork estará brevemente disponível em Lagos

 
Encontra-se em curso a intervenção que visa a instalação do “Espaço de Trabalho Colaborativo (Cowork)” no edifício da antiga Escola Gil Eanes, atual Espaço Jovem de Lagos, num investimento superior a 40 mil euros, e que resulta de uma proposta do Orçamento Participativo.

 
Em nota de imprensa, o município de Lagos adianta que, com esta intervenção, pretende dotar de melhores condições de funcionamento o espaço de trabalho colaborativo, que já funcionava informalmente, no Espaço Jovem. A instalação desta nova valência vai também permitir reforçar o caráter multidisciplinar do Espaço Jovem e estimular as indústrias criativas.
 
Segundo a autarquia, no Espaço Jovem de Lagos, já existia um pequeno espaço de trabalho partilhado. Com enfoque no seu crescimento, foi impulsionada a candidatura ao Orçamento Participativo contemplando uma proposta de melhoria desenvolvida com base nos perfis e necessidades dos seus utilizadores, "sendo estes essencialmente profissionais liberais, microempresas de áreas muito distintas", desde o turismo, biologia, design, agricultura, entre outros, e ainda alguns turistas "que, por motivos profissionais, necessitassem de um espaço onde obter um momento de concentração e de trabalho, uma vez que o local permite o acesso à Internet", sublinhou a mesma fonte.
 
Na mesma publicação, a autarquia anota ainda que, o projeto contempla a criação de dois pisos, sendo um deles (piso zero) destinado a uma utilização pública para utilizadores pontuais e o piso superior destinado à realização de reuniões formais, caracterizando-se por ser um espaço que oferece maior privacidade.
 
A Câmara Municipal de Lagos prevê que este novo espaço de trabalho colaborativo esteja concluído nos próximos meses, permitindo a todos usufruírem dele nas melhores condições, concluiu.