Teve hoje lugar, a cerimónia de tomada de posse dos novos Órgãos Sociais da Associação de Turismo do Algarve no auditório da sede da Região Turismo do Algarve em Faro.
Das últimas eleições foi eleito Presidente da Associação, João Fernandes, também Presidente da RTA.
Durante a tomada de posse João Fernandes realçou que o trabalho da ATA, «será tornar o Algarve mais competitivo, mais sustentável e reconhecido pela qualidade e diversidade da sua oferta».
No fundo o que defende a nova direção «é pôr o Algarve a falar a uma só voz, nomeadamente, através da sinergia de quem desenvolve o destino da competência da RTA, e quem promove os seus mercados internacionais, sendo uma oportunidade para melhor gerir os recursos».
O responsável disse que está em cima da mesa a criação de sinergias com diversos intervenientes do setor, sejam eles públicos ou privados, de forma a haver objetivos concertados com a Tutela ou o Turismo de Portugal, mas também com as autarquias.
Outra visão da nova direção da Associação de Turismo do Algarve, passa por aproveitar a proximidade com o Alentejo e o Turismo de Natureza como um espaço de oportunidade,«a natureza não tem barreiras administrativas e muitas vezes há projetos como a Rota Vicentina que dão a oportunidade, de forma consertada de promover um determinado produto».
Relativamente ao principal mercado emissor, que está a passar pelo "Brexit", é nas palavras de João Fernandes «tempo de começar a agir, nomeadamente com ações concertadas que têm problemas semelhantes como é o caso da Madeira».
Quanto ás linhas de orientação da nova direção para este mandato, passam pela atenção à diversificação da oferta,«somos amplamente reconhecidos internacionalmente pelo sol e mar e pelo golfe, mas não queremos perder a oportunidade de gerar novas motivações de visita à região, que tragam turistas fora da época alta e que possam abranger um plano mais vasto, como o Turismo de Negócios, de Natureza, Turismo Náutico ou Turismo Desportivo, porque temos recursos que merecem, que se transformem em produtos, com o mesmo desempenho daqueles mais conhecidos».
O Presidente da ATA, mostrou vontade em estreitar uma parceria com o Aeroporto de Faro, «a principal porta de entrada da região», tendo afirmado que o aeroporto será convidado da direção para participar nas discussões que envolvam matérias fundamentais do destino.«Com o aeroporto queremos trabalhar na senda da captação com novas rotas e frequências mas também no reforço da ligação ao "hub" de Lisboa».
Outro dos objetivos passa por uma maior colaboração com os estrangeiros residentes na região, «de forma a potenciar o seu papel embaixador junto de mercados emissores onde são originários, porque têm a mensagem que pode mais facilmente fidelizar os conterrâneos».
Pela recente falência de companhias aéreas que ligam o Algarve a mercados emissores estratégicos como o Reino Unido ou Alemanha, o "Brexit", ou a reemergência de destinos concorrentes, obrigam a «desafios concretos» por parte da nova direção, concluiu o Presidente da ATA.
A Associação Turismo do Algarve (ATA) é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos desenvolver, promover e divulgar o Algarve como destino turístico junto dos mercados externos.
Tendo por base um trabalho conjunto e sincronizado realizado entre entidades públicas e privadas para a definição de objetivos e de um plano de promoção comuns, a atividade da ATA materializa-se no estudo, na organização e desenvolvimento de ações específicas junto de públicos estratégicos.