O Município de Lagoa já instalou os 14 novos abrigos para passageiros e prepara-se para substituir os abrigos degradados existentes no concelho.
Em comunicado, a edilidade lembra que, a ideia surgiu no âmbito do Orçamento Participativo (edição de 2019) onde um grupo de cidadãos propôs a colocação de dois abrigos de passageiros em locais da freguesia de Porches. O executivo municipal avaliou a ideia e decidiu aplicá-la a toda a linha de Porches, peparando-se para a replicar em todo o concelho de Lagoa.
No mesmo comunicado é avançado que, para além de pertencerem a uma nova geração de mobiliário urbano, os novos abrigos dispõem de entradas USB que permitem aos utentes carregar dispositivos eletrónicos de uso pessoal, como por exemplo telemóveis. Segundo a autarquia, «esta oferta é particularmente relevante para os estudantes que usam o autocarro da Câmara Municipal de Lagoa para se deslocarem até às escolas».
Adianta o mesmo documento que, o Município de Lagoa, aproveitou, também, esta oportunidade para promover o concelho e o que de melhor ele tem para oferecer, a quem o visita.
O investimento já realizado é de 25 mil euros e refere-se à aquisição das 14 unidades que foram colocadas na freguesia de Porches. Já estão, entretanto, em curso os preparativos para a aquisição de outros abrigos que deverão substituir os atualmente instalados noutras linhas de transportes públicos de todo o concelho.