O Município de Albufeira está a promover um conjunto de ações com vista a proporcionar experiências positivas a pessoas em situação de sem-abrigo. Ações levadas a cabo pelo NPISA - Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Albufeira, criado no âmbito da “Rede Social de Albufeira”, a 16 de novembro de 2020.
Algumas dessas atividades fizeram parte da celebração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que contou com duas atividades: uma no dia 13 de outubro, e outra no dia comemorativo, ou seja, no passado dia 17. A primeira consistiu numa visita ao Zoomarine, com 16 pessoas, que se fizeram acompanhar por quatro técnicos do NPISA.
A outra atividade que tem por título “A sonhar o futuro” consiste numa exposição itinerante de fotografia realizada por pessoas em situação de sem-abrigo que se encontram no CATE - Centro de Alojamento Centro de Acolhimento Temporário de Emergência. A inauguração desta exposição, no dia 17, teve lugar no Cais Herculano em Albufeira, onde estiveram presentes os 14 parceiros do NPISA, bem como os criadores das fotografias. No âmbito da iniciativa, houve uma atuação de dois intérpretes de violino, do Conservatório de Música de Albufeira, e um beberete, organizado pela equipa de técnicos e utentes do CATE.
Aquando da inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, realçou o trabalho realizado pelo NPISA no concelho e a importância de se trabalhar o papel dos utentes na sociedade, na medida em que “a forma de como partilham as suas emoções através da imagem e legendas trazem-nos outros olhares sobre a realidade que nos circunda”.
Depois do Cais Herculano, a exposição “A sonhar o futuro” vai estar patente nas freguesias do concelho, nomeadamente de 3 a 11 de novembro na Guia (Mercado Municipal), de 14 a 21 de novembro em Paderne (sede da Junta de Freguesia, sala do 1.º andar), de 23 a 30 de novembro, em Ferreiras (Mercado Municipal) e em Olhos de Água, de 5 a 12 de dezembro (Sala de Exposições – Apoio de Praia).