Desporto

Número de clubes algarvios certificados será quatro vezes maior em 2020/2021

 
São 13 os novos clubes da Associação de Futebol do Algarve reconhecidos na segunda temporada do processo de certificação de entidades formadoras, o que representa um aumento de 325% face a 2018/2019.

 
De quatro clubes distinguidos pela Federação Portuguesa de Futebol na época de estreia, o futebol e o futsal algarvios passam a contar com 17.
 
No futebol, Portimonense Sporting Clube/Portimonense Sporting Clube - SAD, Sporting Clube Olhanense/Sporting Clube Olhanense – Futebol SAD, Sporting Clube Farense/Sporting Clube Farense – Algarve Futebol SAD, Louletano Desportos Clube, Clube Desportivo e Recreativo Quarteirense, Futebol Clube de Ferreiras, Clube de Futebol Esperança de Lagos, Lusitano Ginásio Clube Moncarapachense, Clube de Futebol “Os Armacenenses”, Imortal Desportivo Clube e Associação Académica da Bela Vista obtiveram a certificação e o Quatro ao Cubo – Associação Desportiva de Olhão foi reconhecido como centro básico de formação.
 
No futsal, Sonâmbulos Futsal Luzense Associação e São Pedro Futsal Clube de Faro são entidades certificadas, enquanto Albufeira Futsal Clube, Clube Desportivo “Os Olhanenses” e Associação de Jovens do Nordeste Algarvio – Inter-Vivos são agora centros básicos de formação.
 
Destaque para o Futebol Clube de Ferreiras, o único emblema algarvio com dupla certificação, no futebol masculino e no feminino, e para o São Pedro Futsal Clube de Faro, que subiu de centro básico de formação de Futsal para entidade formadora certificada com 2 Estrelas.
 
A Associação de Futebol do Algarve enaltece "o esforço, o empenho e a dedicação" de todos os seus dirigentes e agentes desportivos que têm contribuído, "de forma inequívoca", para o desenvolvimento das coletividades na região.
 
Entidade Formadora Certificada com 4 Estrelas
Portimonense Sporting Clube/Portimonense Sporting Clube - SAD
Sporting Clube Olhanense/Sporting Clube Olhanense – Futebol SAD
Sporting Clube Farense/Sporting Clube Farense – Algarve Futebol SAD
 
Entidade Formadora Certificada com 3 Estrelas
Louletano Desportos Clube
Clube Desportivo e Recreativo Quarteirense
Futebol Clube de Ferreiras (futebol masculino)
Clube de Futebol Esperança de Lagos
Lusitano Ginásio Clube Moncarapachense
Clube de Futebol “Os Armacenenses”
Sonâmbulos Futsal Luzense Associação
 
Entidade Formadora Certificada com 2 Estrelas
Imortal Desportivo Clube
Associação Académica da Bela Vista
São Pedro Futsal Clube de Faro
Centro Básico de Formação de Futebol e Futsal
Quatro ao Cubo – Associação Desportiva de Olhão
Futebol Clube de Ferreiras (futebol feminino)
Albufeira Futsal Clube
Clube Desportivo “Os Olhanenses”
Associação de Jovens do Nordeste Algarvio – Inter-Vivos