A Mákina de Cena/ MdC Jazz e o Cine Teatro Louletano assinalam o Dia Internacional do Jazz, a 30 de abril, pelas 19h00, com a estreia absoluta do mais recente coletivo de jazz algarvio, CAL Jazz Collective.
O projeto apresenta-se com a participação especial de Zé Eduardo – um dos grandes mestres do Jazz Português –, combinando tradição e contemporaneidade ao ritmo jazzístico.
CAL (Central Algarve) Jazz Collective é um projeto assinado pela Mákina de Cena, tendo em vista a estimulação da criação de conteúdos jazzísticos no Algarve e a agregação de músicos de vários pontos da região, numa formação inédita.
Contando com Marco Martins na direção artística e no baixo, Sara Badalo na voz, Leon Baldesberger no trompete, Luís Domingos Miguel no saxofone, Alexandre Dahmen no piano e Maximiliano Llanos na bateria – músicos com percursos estabelecidos nacional e internacionalmente –, «o CAL Jazz Collective reflete na sua música a maturidade e cruzamento de linguagens de cada um dos seus membros, valorizando a composição e criação de temas originais, bem como a reinterpretação e arranjo de jazz standards», explica a Mákina de Cena em nota enviada à comunicação social.
Nas palavras de Marco Martins, diretor artístico do projeto, “Este CAL representa mais um passo no caminho da emancipação do Algarve enquanto território de criação, não só a nível do jazz, mas das artes performativas em geral. Num momento em que as formações são cada vez mais pequenas, por razões económicas, poder juntar uma equipa deste tamanho e desta qualidade é, sem dúvida, uma vitória para o jazz algarvio.”
“São os primeiros passos para a criação de um coletivo profissional de Jazz, sediado em Loulé pela mão da Mákina de Cena, com um formato aberto, vocacionado não apenas para a criação, mas também para a formação, promovendo a rotatividade e inclusão de novos músicos e convidados, adaptando-se e renovando-se a cada desafio”, acrescenta, Marco Martins.