Curiosidades

O que comem as pessoas com mais longevidade do mundo?

 
A esperança média de vida tem vindo a aumentar, ainda assim, há países onde se vive muito acima da média e com mais qualidade de vida. Este facto chamou a atenção da comunidade científica que tem vindo a analisar quais os comportamentos dessas pessoas para conseguirem tal sucesso e, a base está na alimentação.

Segundo a BBC News, é a alimentação que chama a atenção em cinco regiões do planeta onde a população atinge uma idade média superior a cem anos.
 
As pessoas das chamadas “regiões azuis” conseguem viver mais e com uma melhor qualidade de vida e, segundo a ciência e, o facto deve-se à alimentação e ao estilo de vida.
 
De acordo com a BBC News, que cita o cientista americano que descreveu as cinco regiões azuis, “estas pessoas vivem em média, cerca de mais dez anos que as restantes”.
 
Dan Buettner, batizou essas cinco regiões de ‘zonas azuis’ precisamente por reunirem o aumento da esperança média de vida e, acima de tudo com melhor qualidade na velhice.
 
O seu trabalho foi publicado no livro: “As Zonas Azuis”, onde são especificados os hábitos alimentares na ilha de Okinawa, no Japão, na cidade de Loma Linda, na Califórnia (EUA), na ilha de Ikaria, na Grécia, na Sardenha em Itália e na península de Nicoya, na Costa Rica.
 
Segundo o cientista, "a maioria dos alimentos que estas pessoas consomem são de origem vegetal, havendo também restrições no consumo de carne, leite e seus derivados”. É também de realçar o facto de os alimentos processados não fazerem parte da dieta alimentar destas pessoas, regista o mesmo autor.
 
Buettner defende que apenas 20% da nossa longevidade média pode ser atribuída à genética, pelo que,  "os 80% restantes devem-se ao estilo de vida e ao ambiente”.
 
As pessoas das zonas azuis, segundo Buettner, consomem preferencialmente vegetais, leguminosas e grãos. O seu estudo que contou com o apoio da National Geographic, mostrou também que a água é a bebida elementar e recorrente destas pessoas.
 
O estudo mostrou ainda que, estes habitantes não consomem hidratos de carbono processados como bolos e bolachas, mas sim grãos de trigo ou batatas. Ao mesmo tempo, é de realçar a total ausência de refrigerantes. Houve inclusive pessoas destas zonas azuis que  desconheciam este tipo de bebida, demonstrou este cientista no seu trabalho de investigação.
 
Os produtos derivados do leite de vaca também não fazem parte da alimentação dos centenários das zonas azuis que comem queijo, mas de cabra ou de ovelha.
 
No que se refere à ingestão de proteínas, estas pessoas dão prioridade ao consumo de peixe.  "Consomem cerca de três porções de peixe por semana, a mesma frequência dos ovos. Mas comem pouca carne vermelha, cerca de cinco porções por mês", disse Buettner.
 
De acordo com os resultados do seu trabalho, o mesmo especialista aferiu que, as bebidas preferidas das pessoas dessas áreas são água e vinho.
 
Verificou-se um consumo, em média, de seis copos de água por dia, sendo que, muitos destes habitantes têm culturalmente, o hábito de beber uma a três porções de vinho por semana.
 
Fátima Fernandes