Sociedade

O que é o Raja Yoga?

 
Meditar é cada vez mais um ritual de quem procura momentos de bem-estar e de encontro pessoal no final de cada dia.

São muitos os benefícios da meditação, tal como são diversas as correntes de orientação, pelo que, cabe a cada indivíduo a sua escolha e a liberdade de praticar aquilo que melhor se enquadra naquilo que defende e em que acredita. Nos nossos dias, é possível encontrar bons sítios na Internet onde recorrer ou praticar a sua meditação em grupos específicos.
 
Para abrir novos horizontes, desta vez vamos resumir o Raja Yoga, lembrando que existem vários suportes informáticos que podem ser encontrados na Internet e que podem facilitar quem quiser praticar esta meditação sozinho, no conforto do seu lar.
 
Segundo o Brahma Kumaris, «a jornada mais importante que pode fazer é a jornada interna». Essa é a jornada para a verdade de quem você realmente é. É o lugar, além da consciência de cada dia, onde o fortalecimento espiritual começa. «O poder espiritual dá-nos poder para escolhermos pensamentos criativos em vez de pensar de forma automática; dar respostas pró-ativas em vez de reagir; paz, amor e harmonia em vez de stress, conflito e caos!
 
De acordo com a mesma fonte, «a meditação permite que embarque nessa jornada interior». A meditação Raja Yoga dá-lhe um claro entendimento espiritual de si próprio, ajudando-o na sua redescoberta e no uso das qualidades positivas internamente latentes; possibilita-lhe desenvolver a força do seu caráter e criar novas atitudes e respostas na sua vida.
 
Com a prática desta meditação, a pessoa irá começar a relembrar-se de coisas sobre si que já sabia, mas que estavam esquecidas há muito tempo. Começará a apreciar ainda mais os momentos de silêncio e a desfrutar dos períodos de introspeção e reflexão.
 
Tendo por base as palavras da Brahma Kumaris, a meditação também o ajuda a desconectar-se do hábito de pensar, de sentir e de reagir de forma negativa. Isso resulta numa libertação de energia consciente e positiva, que aumenta a qualidade das suas atitudes, ações e interações, frisou.
 
Por fim, o processo de se recolher internamente, desconectar-se de hábitos prejudiciais, conectar-se aos seus recursos espirituais inatos, e então reconectar-se à sua vida externa, consiste «num meio de fortalecimento pessoal», sublinhou a mesma fonte.
 
Tendo por base a mesma linha de pensamento, a meditação é ensinada como um método para alcançar a consciência de si mesmo, levando à sua autorrealização. A meditação acalma a mente e fortalece o intelecto, para alcançar a  perceção e a compreensão das leis e princípios espirituais, que sustentam a harmonia, e que podem trazer uma renovação natural em todos os níveis de vida na Terra.
 
Segundo o Brahma Kumaris, a meditação Raja Yoga redefine o “eu” como uma alma e permite a conexão e o relacionamento diretos com a Fonte Suprema da energia mais pura e da consciência mais elevada. O Raja Yoga pode ser traduzido como “união suprema” ou como “conexão mais elevada”. Todas as almas têm o direito de experimentar esse relacionamento elevado, evidenciou.
 
Refere a mesma publicação que, como uma técnica, a meditação requer prática para alcançar resultados satisfatórios, pelo que, cada vez mais, as pessoas estão a incluir algum tipo de meditação na sua rotina diária, quer seja como um antídoto efetivo para o “stress”, ou como um simples método de relaxamento. Ao meditar um pouco a cada dia, a meditação torna-se rapidamente um hábito fácil e natural, que o recompensa generosamente pelo esforço envolvido, completou.
 
Fátima Fernandes