Curiosidades

O que leva uma pessoa a apaixonar-se por um narcisista?

 
Tem sido amplamente estudado que, o narcisista é manipulador, usa e abusa do outro, humilha e “suga” o que os outros têm de melhor, mas ainda assim, é um tipo de pessoa muito cobiçada, porquê?

Segundo os entendidos em comportamento humano, apesar de os narcisistas apresentarem um conjunto de características que, logo à priori nos deveria afastar deles, a verdade mostra-nos que é muito comum que muitos indivíduos de ambos os sexos se apaixonem por sujeitos com essas habilidades perversas, existindo algumas razões para que tal aconteça.
 
Paul-Claude Racamier, psicanalista francês, desenvolveu alguns trabalhos sobre o que designou de narcisista perverso e apurou que, estes indivíduos em número crescente na nossa sociedade, têm como base de vida a destruição do outro, seja o/a parceiro/a, um amigo, um colega ou um membro da família. Em linhas gerais, o narcisista aniquila a autoestima do outro para que possa reforçar-se.
 
É ainda de acrescentar que, há narcisistas que apresentam um perfil mais patológico (e perigoso) enquanto que outros revelam um comportamento mais subtil, mas que, a longo prazo também é prejudicial, pelo que faz todo o sentido aprendermos a proteger-nos deste tipo de pessoa sob pena de sofrermos muito e de destruirmos a nossa qualidade de vida e bem-estar.
 
Também é interessante analisar por que razão tem ocorrido um aumento deste tipo de personalidade na nossa sociedade e, segundo os entendidos, o estilo de vida atual, onde se aposta mais no egoísmo e na autogratificação, tem dado lugar a muitos comportamentos desse tipo, sem esquecer um modelo de educação sem limites, sem regras, sem valores que, no seu todo, também coloca o sujeito no centro do mundo e com mais dificuldades em incluir os outros e a respeitá-los. A falta de empatia e a grande necessidade de ser o centro das atenções, também ajudam a explicar o fenómeno.
 
Perante estas explicações, seria positivo que conseguíssemos detetar facilmente um narcisista antes de nos apaixonarmos por ele, já que isso iria evitar muito sofrimento. Não sendo possível dispor de “alarmes”, podemos simplesmente aprofundar o conhecimento para que estejamos mais despertos para este tipo de pessoas e, como tal, não nos deixarmos envolver pelas suas habilidades.
 
Segundo os especialistas, há pessoas  que têm uma maior predisposição para se envolverem com um narcisista. Há quem se apaixone facilmente por um tipo de homem ou mulher com essas características perversas, porque é uma pessoa muito empática e complacente, no entanto, a relação estará condenada ao sofrimento, uma vez que, o narcisista se irá aproveitar dessa bondade, vulnerabilidade e compreensão para lhe sugar tudo o que puder. Ao fim de algum tempo, a pessoa empática estará sem autoestima e a precisar de acompanhamento psicológico.
 
Apesar da dor que envolve a relação, a pessoa complacente dá tudo pelo outro e sente muita dificuldade em se afastar do narcisista porque este a manipula muito bem. É natural que se apresente como uma pessoa segura, apesar de não o ser de todo, que se mostre simpático, disponível e compreensivo, apesar de não possuir essas qualidades e que se mostre muito empático, característica que também não lhe pertence.
 
Pode afirmar-se que, o narcisista engana muito bem as suas vítimas precisamente para receber delas tudo o que pretende e, consegue inclusive passar-se por uma pessoa que não é. Sabe muito bem levar a vítima ao que pretende e tem perfeita noção de que a engana e faz sofrer, mas não sente qualquer remorso ou compaixão, alertam os especialistas.
 
É um facto que, o narcisista é muito frustrado, infeliz e um tipo de pessoa tóxica e muito destrutiva, mas consegue sempre transferir essas características para os outros e apresentar-se como muito feliz e sempre “com uma boa energia”. Também é frequente que uma pessoa empática queira ajudar o narcisista a ser mais feliz e que se esgote em tarefas e afetos porque nada os muda ou inverte esse estado de infelicidade, por isso, proteja-se!
 
Na mesma sequência das explicações para que uma pessoa se apaixone por um narcisista, os entendidos sublinham que estes indivíduos sabem muito bem cativar e seduzir o outro. Os narcisistas estudam ao pormenor o que devem dizer ao outro, pelo que sabem agradar e levar a pessoa ao que pretendem, como se a mesma ficasse sem capacidade de reação. Conseguem apresentar virtudes que não possuem, mas dificilmente são desmascarados, razão pela qual têm sempre quem se envolva com eles.
 
Os trunfos dos narcisistas são a segurança, o charme, o carisma, o sentido de liderança, a persuasão e até a arte da mentira que se juntam à predisposição de algumas pessoas em se relacionarem com esse tipo de perfis.
 
Muitas pessoas lamentam o facto de “caírem” várias vezes com este tipo de características, mas o problema só se ultrapassa se identificarem aquilo que as apaixona no narcisista, já que só assim se podem proteger.
 
É fundamental que a pessoa entenda e assuma que gosta, seja pelo seu percurso, pela educação que recebeu, pela sua vulnerabilidade, da segurança que o narcisista lhe transmite, pois só assim poderá orientar as suas escolhas para pessoas melhores.
 
É de reforçar que, na realidade, o narcisista não é nada do que tenta parecer, pelo que, devemos desconfiar da sua “perfeição” e tentativas infinitas de agradar. É preferível estar com alguém aparentemente menos “forte”, mas que na realidade queira fazer um projeto ao nosso lado, do que estar com um poderoso narcisista que só é forte porque nos retira tudo e porque se aproveita da nossa bondade para ser ele cada vez maior, mais destacado e seguro, alertam os entendidos.
 
Fátima Fernandes