Sociedade

O que lhe reserva o 365 Algarve para novembro?

 
Em novembro a programação do 365 Algarve apresenta a estreia do Festival Out-(In)verno, e as 10 obras de luz que se apresentam no LUZA - Algarve International Festival of Light.

 
Entre 1 e 3 de novembro, em Silves, o Festival Out-(In)verno propõe concertos, caminhadas, astronomia encenada e Astro Party, exposições e oficinas, num projecto que assinala o V centenário da Circum-Navegação e elege a Astronomia como forma de o celebrar, realça nota do 365 Algarve.
 
Entre 14 e 16, o LUZA - Algarve International Festival of Light estreia-se na cidade de Faro, apresentando 10 obras de artistas nacionais e internacionais, cuja matéria-prima é a luz, e com as quais o público pode interagir. 
 
Medronho - Apanha, projeto de Teatro na Serra e nas Destilarias do programa Lavrar o Mar, acontece entre 1 e 3 de novembro, em Monchique, debruçando-se na apanha do medronho, em plena serra entre medronheiros, explorando o trabalho duro da colheita, numa incursão pelas canções e merendas que acompanham esta etapa.
 
Também em Monchique, mas a 10 de novembro, acontece o segundo passeio e concerto de Em Canto pela Algarviana, intitulado A Festa da Castanha.
 
Aliando a música coral de diversas origens, com concertos com o Grupo Coral Ossónoba, a passeios em troços específicos da Via Algarviana, por diferentes municípios algarvios, o Em Canto pela Algarviana permite descobrir, em simultâneo, as tradições e a riqueza da biodiversidade do interior algarvio.
 
O 4º Festival Internacional de Piano do Algarve regressa a 16 de novembro, em Portimão, com o pianista Adriano Jordão, o maestro Hu Youngyan e a Orquestra Sinfónica de Zhejiang, da China, que interpretam o Concerto para mão esquerda de Ravel.
 
A edição deste ano do Festival Internacional de Piano do Algarve tem como tema "Ilustres desconhecidos" que permitirá, ao longo dos vários concertos, ouvir obras pouco conhecidas do grande público.
 
No final de novembro é tempo de assistir à história de César Troia e respetiva família, no espectáculo O Presente de César, onde se fala do bacalhau. Promovido pelo Lavrar o Mar, programa cultural integrado no 365 Algarve, o Presente de César é um espectáculo que constitui a programação do Festival da Batata-Doce de Aljezur e dele faz também parte um jantar de bordo com uma ementa especial.
 
Recorde-se que a 4.ª edição do 365 Algarve decorre de outubro de 2019 a maio de 2020 com mais de 400 iniciativas culturais por toda a região, entre concertos, espetáculos de teatro, ações relacionadas com o património da região, entre outros eventos.