Sociedade

O que pensa Telmo Pinto sobre a exposição “Com os pés na terra e as mãos no mar – 6 mil anos de História de Quarteira”

Foto|direitos reservados
Foto|direitos reservados  
Seguindo a filosofia da exposição “LOULÉ - Territórios, Memórias e Identidades”, a Câmara de Loulé em parceria com a Direção Geral de Património Cultural e a Direção Regional de Cultura do Algarve celebrou, um protocolo que tem em vista a preparação da exposição “Com os pés na terra e as mãos no mar – 6 mil anos de História de Quarteira”.

 
Uma mostra que ficará patente na cidade de Quarteira e que será inaugurada no dia 13 de maio de 2021. 
 
Até à inauguração será realizado trabalho ao nível da inventariação e estudo de bens culturais para integrar o acervo, mas também, estão previstas sessões com a população e a participação de dezenas de investigadores, com a curadoria de Rui Parreira, Chefe dos Serviços Arqueológicos da Direção Regional de Cultura do Algarve.
 
O Presidente da Câmara Municipal de Loulé, reforçou que a exposição de Quarteira «procura que a sua raiz seja mostrada pelo orgulho que temos da sua história». Sendo uma terra turística, defende que o turismo atual precisa de aceitar a oferta ligada ao património, aos costumes e tradições das pessoas, ou seja «a sua identidade». 
 
Referiu que há capítulos da história de Quarteira que não estão bem contados, sendo necessário investigar de uma forma profunda todo esse percurso no tempo, desde o período Romano, passando pela atividade agrícola onde terão existido os primeiros exemplos de mão-de-obra escrava, mas também a cultura ligada à comunidade piscatória fortemente vincada na evolução da Freguesia.
 
Para que todo o trabalho tenha impacto e seja aberto a todas as fontes colaborativas possíveis, Vítor Aleixo confirmou que os quarteirenses vão ser chamados a intervir na "construção" da exposição, estando prevista uma comissão de honra, liderada por um reconhecido quarteirense - Isidoro Correia.
 
E o que pensa o Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto sobre esta exposição: