Curiosidades

O que precisa de saber sobre o egoísmo

 
É consensual que uma pessoa egoísta é aquela que coloca os seus interesses acima dos dos outros, no entanto, a situação vai muito para além do não conseguir ou querer partilhar, de não ter interesse pelos outros e daí por diante.

 
O egoísmo gera solidão e muita ansiedade, sobretudo porque as pessoas estão sempre à procura da satisfação das suas necessidades pessoais e, mesmo quando têm o que pretendem, querem sempre mais e mais.
 
Na realidade, não é difícil reconhecer alguém tipicamente egoísta, difícil é saber as causas que o levam a tal comportamento. Há quem entenda o egoísmo como um ponto não corrigido na educação e que acaba por se desenvolver ao longo da vida, quem inclua características genéticas e, há inclusive estudos que demonstram que o cérebro dos egoístas é diferente do das pessoas que não apresentam essa característica, mas seja qual for a causa, a realidade mostra-nos uma grande dificuldade em lidar com tal condição.
 
Em torno desta questão, têm sido levados a cabo diversos estudos, sendo difícil retirar uma conclusão decisiva. Alguns estudiosos defendem também a teoria do gene egoísta, enquanto outros, afirmam que são razões comportamentais e psicológicas que formam um indivíduo egocêntrico, para além de questões ligadas à evolução da espécie humana e à necessidade de sobrevivência.
 
Sendo natural ou adquirido, o indivíduo egoísta possui baixa consciência emocional, o que o limita na observação do outro. Uma característica marcante do egoísmo é precisamente a dificuldade de se colocar no lugar do outro, pelo que estas pessoas têm a sua capacidade empática diminuída e uma profunda impaciência face a tudo o que diz respeito ao outro.
 
É muito difícil que alguém se assuma como egoísta e, por vezes, as pessoas em seu redor até têm medo de assumir que têm um amigo ou uma amiga com tais características porque é muito doloroso conviver com alguém que está sempre centrado em si mesmo e que não consegue incluir os outros nem num momento de convívio, nem no trabalho, nem numa relação amorosa.
 
Simone Demolinari, especialista na matéria, elaborou uma lista com as principais características de uma pessoa egoísta.
 
Faça também o teste para melhor se proteger face a pessoas com este tipo de comportamento:
 
– Narcisismo. O egoísmo e o narcisismo andam ‘de mãos dadas’ porque em ambas as características se coloca o “eu” acima de tudo. Estas pessoas vivem na profunda ilusão de que são os favoritos, os mais apreciados, melhores que os outros e, acima de tudo, que os outros se rendem ‘aos seus encantos’, aos seus temas de interesse e desejos.
 
– Dificuldade ou incapacidade em compreender a dor do outro. Para que exista uma relação, é fundamental que ambas as partes se envolvam racional e emocionalmente e que encontrem um entendimento, no entanto, o egoísta entende racionalmente porém a sua perceção emocional não atinge o mesmo nível. Neste sentido, dificilmente consegue viver uma relação estável, saudável e duradoura.
 
– Dificuldade em mudar. A mudança ocorre a partir de algumas emoções: remorso, sentimento de culpa e principalmente uma boa autocrítica. Sem compreensão emocional não há transformação. Quando há mudança é porque algo o está a prejudicar, nesse caso, muda por interesse próprio.
 
– Cada um por si. Esperar que o indivíduo egoísta tenha zelo pelo outro é esperar em vão, já que este define o que é bom para si, e se, o outro não reivindicar, a decisão está tomada.
 
– Contabilidade negativa: são exigentes, cobram muito, mas dão pouco.
 
- Lógica invertida: fazem com o outro o que não gostam que fazem consigo.
 
– Lógica vantajosa: não considera o contexto do outro. O pensamento é mais ou menos assim: “se o outro aceitou é porque não estava tão mal assim”. Um pensamento simplista que não leva em consideração outros fatores.
 
Na posição de Simone Demolinari, contrariamente ao que se possa pensar, os egoístas não são fortes, não conseguem resolver os seus problemas sozinhos e sofrem muito de medo e ansiedade precisamente porque sabem que, a qualquer momento, podem perder o que querem, ainda assim, não conseguem alterar o seu comportamento.
 
Muitos especialistas acreditam que a psicoterapia pode ajudar a atenuar uma parte destes sintomas e melhorar significativamente a qualidade de vida dos próprios e, por conseguinte, a sua relação com os outros, por isso, se tem um amigo egoísta, convença-o a pedir ajuda!
 
Fátima Fernandes