Sociedade

O que se assinala no Dia Internacional da Mulher?

No dia 8 de março, assinala-se a luta das mulheres ao longo dos tempos, as conquistas e, acima de tudo, renovam-se forças para prosseguir os objetivos que permanecem distantes das aspirações femininas.

PUB
 
Apesar das muitas conquistas alcançadas no século passado, são muitas as que ficaram por evoluir e não menos as que recuaram na sua concretização, em especial devido à crise que tem atravessado a maioria das sociedades.
 
Há cada vez mais mulheres ligadas à medicina, ao ensino e ao poder, mas a igualdade de género continua a ser um caminho longínquo. 
 
É por isso que, anualmente se aproveita esta data para assinalar o trabalho que as antigas gerações desenvolveram na luta pela igualdade aos mais variados níveis.
 
Torna-se fundamental ainda recordar as conquistas desde o primeiro Dia Internacional das Mulheres, em 1908 em que um grupo de 15 mil operárias marcharam nas ruas da cidade de Nova Iorque exigindo menos horas de trabalho, um melhor salário e o direito a votar. Foi desde esse dia que se passou a “incluir” a mulher no pensamento profissional e a equacionar direitos.
 
Partindo desse momento histórico, são muitos os ideais femininos que se discutem em prol da igualdade de género. 
 
Começou por sem um protesto massivo organizado por mulheres que procuravam ter melhores condições de trabalho e o direito ao voto. Mas desde aí tem-se tornado num dia de consciencialização em relação ao progresso da mulher na crescente luta pela igualdade de género. 
 
É também um dia para refletir em todo o mundo os assuntos que afetam directamente a mulher.
 
O dia 8 de março é uma data reconhecida em mais de 25 países, incluindo China, Vietname, Uganda, Afeganistão, Cuba, e Rússia.
 
É feriado oficial em 24 países e na China, na Macedónia, em Madagascar e no Nepal é feriado só para as mulheres.
 
Nos Estados Unidos celebra-se a história da mulher durante todo o mês de março. Foi declarado pelo presidente Barack Obama em 2011.
 
Este dia também é celebrado por homens. Apesar de ser um dia criado por mulheres e para mulheres, também muitos homens aproveitam este dia para honrar as lutas das mulheres e assumir os valores do feminismo.
 
Desde 1996, a ONU atribui um tema especial ao Dia Internacional da Mulher. Este ano é ‘Planeta 50-50 em 2030: Um passo decisivo pela igualdade de género’.
 
Em Portugal, o Dia Internacional da Mulher também tem evoluído, tendo começado de forma discreta a ser celebrado por pequenos grupos femininos que, até à data não podiam sair de casa à noite com amigas, passando para festas de maior envergadura. Cada vez mais, esta data serve para o debate de ideias, para o enaltecimento de figuras femininas de relevo e para sensibilizar os problemas femininos no mundo laboral, na esfera social e familiar.