Família

O que (todos) os pais devem saber

 
Tendo por base a posição de Luís Maia, investigador e psicólogo, o mau comportamento das crianças e jovens, é uma consequência da educação dos pais.

 
O investigador que publicou em livro as conclusões dos seus estudos, afirma que, o mau comportamento é fruto da educação dada pelos pais desde o berço, pelo que deve ser dado um novo sentido ao que se exige aos mais novos, em função daquilo que lhes é transmitido.
 
O investigador realça que, as práticas educativas parentais desde o momento do nascimento dos filhos, são responsáveis, em noventa por cento dos casos, pelos comportamentos  inadequados como o bullying e a indisciplina escolar. O investigador e psicólogo Luís Maia, autor do livro: «E Tudo começa no Berço»,  defende que é desde o nascimento da criança que se desenvolvem  grande parte das suas características, positivas ou negativas. "Perdoem-me pais, mas a culpa de muitos de nós não termos controlo sobre  o comportamento dos nossos filhos, estou convencido, não é dos filhos, nem  da sociedade: é nossa", escreve o autor alertando para a necessidade de os pais estarem mais presentes na vida dos filhos. 
 
Com a publicação deste livro, Luís Maia pretende demonstrar como a  desresponsabilização dos membros familiares e educadores próximos das crianças  e adolescentes apenas contribui para a acomodação a uma sociedade desumanizada.
 
Neste sentido, e tentando ilustrar com exemplos práticos, o autor questiona: « haverá ou não uma relação entre o comportamento das crianças e  a forma como são educadas desde bebés?» Na sua opinião, o psicólogo, que estuda há mais de 20 anos os comportamentos na sua prática clínica, não hesita em avançar que. « essa relação é bem evidente e manifesta-se  em 90 por cento dos casos. Na minha opinião cerca de 90% da responsabilidade do comportamento inadequado das crianças e adolescentes está sediado nas práticas educativas nos primeiros dias e anos da criança». 
 
No mesmo apontamento, Luís Maia reforça que,  «na maioria dos casos são os pais que precisam de ajuda para se reorientarem  na educação dos seus filhos». 
 
Luís Maia explica que nos milhares de casos que já atendeu, quando começa a investigar as causas dos comportamentos inadequados das crianças, quer sejam de indisciplina escolar, de violência contra os pares ou de outras  atitudes antissociais, na maioria das vezes os pais foram orientados percebendo  que eram as suas práticas educativas que deveriam ser alteradas». 
 
Para o autor e investigador, «a má prática educativa, ocorre em todas as classes socioeconómicas e mesmo em ambientes familiares normais quando por exemplo os pais se desautorizam  em frente à criança, quando quebram rotinas ou quando delegam competências».
 
Na posição de Luís Maia, «a sociedade desaprendeu a arte de educar os filhos e a comportarem-se em sociedade, delegando nas  estruturas essa responsabilidade. Uma aposta que considero errada». 
 
Nesta sequência ideológica, «a  educação desde o nascimento, determina efetivamente o percurso de uma criança, porque tudo começa no berço, à exceção de uma pequena minoria  em que há de facto problemas no desenvolvimento ou distúrbios psicopatológicos».
 
O livro é baseado em vivências e casos reais, fruto da experiência do  autor no acompanhamento de jovens e famílias. 
 
Luís Maia sublinha que, o seu livro é um guia com informações dedicadas à boa aplicação da prática  educativa, para pais, educadores, cuidadores, educadores de infância, professores  dos mais variados níveis de ensino, psicopedagogos, psicólogos, técnicos  de saúde mental, entre outros.  
 
Fátima Fernandes